19 de outubro, 2019

3J3A1975.JPG

Escola do Santuário promove retiro com o objetivo de superar medos e promover confiança

Iniciativa decorre este fim-de-semana promovida pelo Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima

 

A Escola do Santuário promove este fim-de-semana um retiro com o tema "«Não temais». Praticar a confiança com Lúcia de Jesus", uma iniciativa que pretende acompanhar a história da Ir. Lúcia de Jesus, uma das videntes de Fátima.

Os 16 participantes, ao longo destes dois dias, irão “encontrar um momento para tomar consciência dos seus medos, que tantas vezes estão no fundo de nós, sem os nomearmos e tantas vezes nos dominam sem nos apercebermos, tomar consciência disso”, explica o Pe. José Nuno Silva, responsável pelo Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima, que dinamiza esta iniciativa.

“Tomar consciência do poder do medo no coração é fundamental para fazermos o caminho da confiança”, reitera o sacerdote que aponta a vida e a história da Ir. Lúcia, como trilho que dirige o programa deste retiro.

“Se olharmos para Lúcia e para a sua história, observamos um dinamismo interior na superação do medo, porque a sua vida foi dura e difícil, e teve alguns momentos muito críticos e vemos como nesses momentos aquilo que aconteceu  foi uma superação do medo pela via da confiança”, salienta o Pe. José Nuno Silva.

Desta forma, a história da confiança de Fátima “é a história da confiança de Lúcia de Jesus, que em momentos decisivos foi capaz de superar o medo através da confiança”.

Um desses momentos chave, foi o “apelo à confiança” feito pelo Pe. Cruz, no momento da confissão e primeira comunhão, porque “são palavras que constituem uma pauta na qual Lúcia escreveu a melodia da sua vida que é uma vida de confiança”.

O programa teve início esta manhã, na Sala do Espírito Santo – Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo-, e terminará com a missa dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, amanhã, dia 20 de outubro.

Esta é uma proposta da Escola do Santuário que, através de itinerários de aprofundamento da espiritualidade da Mensagem de Fátima, tem assumido, desde o início de 2018, a missão de aprofundar e descobrir a espiritualidade da Mensagem de Fátima, através da sua leitura em relação com experiências significativas da contemporaneidade, e do reconhecimento da sua eclesialidade e relevância pastoral.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.