17 de fevereiro, 2023

bannerretiro-quaresma.jpg

Escola do Santuário propõe “itinerário para converter o coração e a vida”

Retiro de Quaresma “Pelo Espírito ao deserto” decorre de 3 a 5 de março, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima.

 

Estão abertas as inscrições para o retiro de Quaresma “Pelo Espírito ao deserto”, que, de 3 a 5 de março vai oferecer um “itinerário para converter o coração e a vida”. A proposta, dinamizada pelo Departamento de Acolhimento e Pastoral, no âmbito da Escola do Santuário, “é um convite a rezar a vida, a deixar-se conduzir como Jesus pelo Espírito ao deserto, para aí, na companhia de Maria, centrar a vida em Deus e deixar que Ele a transfigure à luz da Páscoa”.

O encontro, que decorrerá na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo e terá como orientador o padre Ronaldo Araújo, parte da “quarentena quaresmal” para refletir e meditar sobre “a existência humana enquanto peregrinação rumo à vida em plenitude, aquela que o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo nos oferece”.

“Nas aparições em Fátima, tal como na visita a sua prima Isabel, Maria é mensageira desta vida nova e plena que Deus tem para nos dar. Mas para a acolher ‘é preciso que se emendem’, dizia Nossa Senhora aos Pastorinhos. (…) Lúcia, Francisco e Jacinta percorreram, cada um a seu modo, um caminho de (…) transformação do próprio coração e do seu quotidiano de crianças-pastoras, configurando-se gradualmente com Jesus”, lê-se na sinopse do retiro, que se desdobra em cinco encontros, repartidos pelos três dias do fim-de-semana.

Na sexta-feira, após o jantar, tem lugar o encontro zero, que perspetivará “Um itinerário para Deus”. Nos encontros do dia seguinte, os temas “Ir ao deserto”, “A agonia e o sim” e “O dom da vida até ao fim” darão o mote para a meditação que é proposta. No domingo, o último encontro levará os participantes até à “Ceia”.

No fim-de-semana, que terminará com Missa, na Basílica da Santíssima Trindade, estão incluídos momentos de oração; de recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, e de adoração Eucarística; assim como espaços de partilha.

A inscrição é obrigatória e sujeita a confirmação, com possibilidade de alojamento nas Casas de Retiros do Santuário.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.