16 de setembro, 2022

bannerretiro-todos-os-dias22v02.jpg

Escola do Santuário propõe retiro sobre a temática da amizade com Deus

Encontro decorrerá de 23 a 25 de setembro e abordará a temática da amizade com Deus, projetando-a nas relações pessoais.

A Escola do Santuário propõe, para o fim de semana de 23 a 25 de setembro, o retiro espiritual “’Todos os dias’ A vida teologal como permanência na amizade com Deus”, que abordará a temática da amizade com Deus, inseparável da experiência humana, projetando-a nas relações pessoais. O retiro é orientado pelo padre Pedro Dionísio, presbítero da diocese de Santarém que colabora também regularmente com o Santuário.

“A amizade com Deus manifestamente presente na vida dos Pastorinhos e na Mensagem de Fátima é, hoje, um desafio a emergirmos da inércia, da melancolia e do desencanto de pseudoamizades que criamos e alimentamos e que rapidamente se desvanecem. Para que este novo paradigma de amizade se concretize na vida de todos os dias necessitaremos de cuidar do ponto de convergência: o coração”, explica a apresentação da proposta, que, a partir de Nossa Senhora e dos Pastorinhos, apresenta um estilo de amizade assente numa vida teologal.

“A vida teologal — concretizada na fé, na esperança e no amor – (…) é a relação profunda e íntima de amizade com Deus, a quem abrimos o coração e entregamos a vida. Aprendizes dessa amizade com Deus (e da amizade própria do Deus que é amor, que nunca desiste e não se cansa de ninguém), poderemos também viver uns com os outros relações de amizade autêntica, reconhecendo cada um como lugar sagrado a respeitar e dignificar; dispor-nos-emos, assim, diante do outro, a tirar humildemente as sandálias dos pés (cf. Ex 3,5)”, lê-se na sinopse.

O fim de semana tem início na noite de sexta-feira, com um primeiro encontro a perspetivar a amizade do silêncio às experiências de amabilidade. No dia seguinte, os participantes vão poder refletir sobre a dinâmica que vai da amizade humana à amizade com Deus, a partir de diferentes passagens do Evangelho. O último dia termina com uma reflexão com o tema: “Amizade: “’No anoitecer da vida, seremos julgados pelo amor’ (São João da Cruz), a partir de Jo 15,15 e Jo 21,15”.

Os três dias de encontro, onde também são oferecidos momentos de oração e adoração eucarística, terminam com a celebração da Missa, na Basílica da Santíssima Trindade.

A inscrição é obrigatória e sujeita a confirmação.

O programa e informação detalhada estão disponíveis na página do retiro.

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.