26 de novembro, 2021

3J3A1934_edited.jpg

"Escutar Fátima" vai proporcionar experiência imersiva ao Escutismo Católico Português

Iniciativa pretende levar os Escuteiros a vivenciar e reconhecer a importância da Fé, a partir de um itinerário centrado na mensagem de Fátima, com várias etapas, que terminam com a conquista de uma anilha escutista.

 

O Santuário de Fátima em parceria com o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE), começa no domingo, dia 28 de novembro, pelas 15h00, a iniciativa "Escutar Fátima”.

Trata-se de um projeto que prevê o cumprimento de um itinerário de espiritualidade, centrado na mensagem de Fátima, com várias etapas, definidas em função da idade do grupo e que termina com a atribuição de uma anilha escutista concebida especialmente para esta iniciativa.

O objetivo primordial é levar os Escuteiros a fazer um itinerário que permita experienciar e reconhecer a importância da vivência da Fé como parte integrante da pedagogia escutista, a partir da reflexão sobre o lugar de Maria na fé cristã e do Santuário enquanto lugar de peregrinação. Quem participar nesta proposta vai encontrar formas de viver a amizade com Jesus e com Maria, através da oração simples e sincera, bem como a participação em atividades de partilha da Fé e serviço, impelindo os Escuteiros a viver a experiência da peregrinação, como membros de um povo peregrino.

A dinâmica consiste na concretização de um projeto escutista, onde devem constar um conjunto de ações/requisitos, uns obrigatórios e outros facultativos, divididos na fase de preparação e realização.

A sessão de apresentação, que pode ser seguida em direto AQUI, será presidida pelo Reitor, Padre Carlos Cabecinhas, e contará com as participações de Ivo Faria, chefe nacional do CNE; padre Luís Marinho, assistente nacional do CNE; Raquel Raquel Kritinas, Secretária Nacional Pedagógica do CNE e Rute Santos, do Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima.

Nos últimos anos, a parceria entre o Santuário e o CNE concretizou-se de uma forma organizada nas Peregrinações Internacionais Aniversárias e ainda na Peregrinações das Crianças. Os escuteiros estão presentes na segurança, acolhimento, atendimento aos doentes no Recinto, e organização das movimentações dos peregrinos pelos vários espaços. Em 2020, o reforço destas tarefas especificas de acolhimento, em contexto de pandemia, implicou mais de 3000 horas de voluntariado a que só foi possível dar resposta com o estabelecimento de três parcerias com o Corpo Nacional de Escutas, com a Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima e com Fraternidade de Nuno Álvares.

O reforço das tarefas permitiu aos escuteiros poderem ter um momento de reflexão e partilha dinamizada por um dos capelães do Santuário, um contacto mais aprofundado com a mensagem de Fátima e a proposta pastoral vigente. Em 2020 esta parceria contou com um total 65 elementos provenientes de 26 agrupamentos, de 10 dioceses. Já em 2021 foram 170 escuteiros a prestar este serviço, a maior parte dos quais caminheiros (entre os 18 e 22 anos).

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.