21 de janeiro, 2020

3J3A7158.JPG


“Esperamos que a Virgem Peregrina nos traga consolo para vencermos as dificuldades” refere coordenador da Missão Fátima-Nicarágua

Imagem número 6 da Virgem Peregrina de Fátima chega dia 25 de janeiro à Nicarágua e será recebida na Catedral Metropolitana de Manágua, onde ocorrerá a primeira celebração do ano jubilar mariano

 

A imagem número 6 da Virgem Peregrina de Fátima inicia no dia 25 de janeiro, na Catedral Metropolitana de Manágua, uma peregrinação à Nicarágua, que durará um ano e meio, período em que percorrerá todo o país.

Esta terça feira, a imagem foi entregue pelo Diretor do Departamento de Liturgia, padre Joaquim Ganhão, numa celebração simbólica,  aos elementos do comité organizador da Missión Fátima-Nicarágua, composto por sacerdotes e leigos, da diocese de Jinotega, no norte do país.

Na ocasião o capelão do Santuário de Fátima desejou que esta peregrinação "abra os corações dos Homens" e que seja um momento para que o povo da Nicarágua siga o exemplo dos pastorinhos e que, tal como eles, "se entregue a Deus sem medo" e tenha no Imaculado Coração de Maria "o refúgio e o caminho que os conduz até Ele".

"Desejamos que a nossa Mãe do Céu targa a paz, a fé e a alegria do Evangelho a todos os lugares da Nicarágua. Que Maria inspire a todos, desde sacerdotes a leigos, às familias, às crianças, aos idosos e doentes e lhes dê a sua bênção maternal". A brevíssima cerimónia terminou com a oração de consagração jubilar, lida em Fátima.

É a primeira vez que uma imagem de Fátima estará neste país da América Central, embora os primeiros esforços nesse sentido datem de 1982. Questões externas à igreja impediram a deslocação na altura, mas “nunca desistimos”.

A peregrinação da imagem, que decorrerá entre janeiro de 2020 e julho de 2021, percorrerá 360 paróquias das nove dioceses da Nicarágua.

“É uma peregrinação nacional, que conta com o apoio da Conferência Episcopal da Nicarágua e do próprio Vaticano pois o Papa concedeu um ano de indulgências plenárias para esta celebração” referiu à Sala de Imprensa do Santuário o responsável pela Misión Fátima Nicarágua, Norlan Herrera Blandón.

“Estamos a enfrentar uma situação social e política muito difícil. É um momento de desesperança. Esta viagem é o que a Nicarágua precisa: a Virgem há de nos servir de consolo, levando a paz aos corações dos homens” afirmou ainda.

“Vamos promover a mensagem de Fátima, com base nos pilares fundamentais: a conversão, a reconciliação e a adoração eucarística. A Nicarágua vai rezar muito à virgem pela Paz no mundo. Aliás já estamos a desenvolver catequeses marianas inseridas na preparação desta peregrinação”, acrescenta.  

“Maria reina na nossa pátria, rainha da paz” é o título desta peregrinação que levará a imagem de Nossa Senhora de Fátima, uma vez mais, até às periferias. Prisões, hospitais, lares de idosos, colégios, conventos, escolas e casas religiosas serão alguns dos lugares onde a imagem estará para ser venerada. Também serão organizadas procissões de velas, com a certeza de que chegará a “zonas inimagináveis”, garante Norlan Herrera Blandón, da diocese de Jinotega, de onde partiu a iniciativa desta peregrinação que acabou por abarcar todo o país.

“Na Nicarágua o povo confia muito na Virgem e julgo que a Virgem vai levar o consolo que tanta gente espera e necessita. Em Jinotega sabemos bem o que é a guerra e o que foram as suas consequências” avançou ainda.

“A Virgem tem aberto portas de par em par para chegar; não conseguiu em 82 mas consegue agora”, adianta.

Esta é apenas uma das viagens que a Virgem Peregrina de Fátima fará como embaixadora da Paz este ano. Argentina, Chile, Estados Unidos, Itália, Brasil, Espanha e Portugal são alguns dos países onde estará uma Imagem de Fátima durante o ano de 2020. As deslocações far-se-ão um pouco durante todo o ano mas é entre maio e julho que se registará o maior número de deslocações.

 

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.