18 de junho, 2017

3J3A3530.JPG

“Este céu de azul e de sol que nesta manhã nos cobre e nos abraça, toldou-se de dor e de lágrimas”, disse D. António Francisco dos Santos

Bispo do Porto presidiu eucaristia dominical no Santuário de Fátima e apelou a "um maior cuidado" na proteção da Casa Comum
 

A missa dominical deste dia no Recinto do Santuário de Fátima foi presidida por D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto.

Esta Eucaristia, que assinalou a Peregrinação Nacional dos Missionários da Boa Nova, contou também com a presença da Peregrinação de Pessoas Portadoras de Deficiência e Famílias.

D. António Francisco dos Santos falou do incêndio que assolou ontem à tarde Pedrógão Grande, dizendo que “Este céu de azul e de sol que nesta manhã nos cobre e nos abraça e que ontem a luz das nossas velas tão numerosas neste Recinto iluminava na noite toldou-se de dor e de lágrimas, que um trágico acidente provocou e a toalha branca do nosso altar recebia ontem, pela calada da noite, o alerta deste acontecimento que ainda não conhecíamos.”

Durante a homilia o prelado referiu-se a alguns dos documentos da Igreja que alertam para a necessidade de cuidar da “casa comum”.

“É necessário que todos nós respeitemos a vida, os bens, as pessoas, o clima, a natureza desta casa comum de todos nós. É necessário que façamos da educação para os valores, do respeito por nós e pelos outros um dever maior e primeiro. É necessário que façamos do cuidado dos outros a nossa maior missão”, salientou.

Na sua homilia, D. António Francisco dos Santos, recordou as pessoas que estão neste momento a sofrer devido ao incêndio.

“Fazemos nossas as lágrimas de tantos que sofrem e colocamos no coração de Deus e agradecemos aqueles que juntam às lágrimas que choraram ontem e hoje e que chorarão ao longo da vida o suor da sua oblação, a coragem da sua entrega, a dedicação ao serviço dos outros: nos bombeiros, na proteção civil, nas autoridades locais, nos voluntários anónimos, nos vizinhos, tantas vezes atentos e desesperados, que velam e defendem os bens dos outros e a sua vida”, afirmou.

O bispo do Porto lembrou também que passou um mês e poucos dias desde a visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, que tantas vezes nos lembrou: “Temos Mãe”.

“O papa Francisco convidou-nos neste lugar a sermos no mundo sob a proteção de Maria e à luz do seu olhar Sentinelas da Madrugada que sabem contemplar o verdadeiro rosto de Jesus Salvador”, referiu.

Na Eucaristia participaram, entre outros, 96 grupos de peregrinos inscritos de 14 países.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.