07 de março, 2020

2020-03-07_Voluntariado_2.jpg

Estudantes do ensino superior foram voluntários por uma tarde na Cova da Iria

Proposta, inserida no Encontro Nacional de Estudantes, que decorre em Fátima com o tema base do voluntariado, trouxe ao Santuário 187 jovens de “mangas arregaçadas” e espírito missionário, dispostos a abraçar a missão do Santuário.

 

Quase duas centenas de estudantes do ensino superior de todo o país participaram, esta tarde, em atividades de voluntariado no Santuário de Fátima. A proposta inseriu-se no Encontro Nacional de Estudantes do Ensino Superior (ENE 2020) – dinamizado pelo Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior –, que decorre durante o dia de hoje, no Colégio de São Miguel, em Fátima, sob o tema base “Ser para o outro!”, com referência ao voluntariado missionário.

A preparação para o voluntariado na Cova da Iria iniciou ao fim da manhã, com uma formação sobre o voluntariado missionário e a mensagem de Fátima, dinamizada pelo padre José Nuno Silva, capelão do Santuário de Fátima. Depois do almoço, os estudantes que participam no ENE 2020 colaboraram nas diversas dinâmicas diárias do Santuário de Fátima, desde o acolhimento e orientação de peregrinos à organização, limpeza e preparação dos diversos espaços da Cova da Iria.

Durante cerca de hora e meia, os 187 estudantes do ensino superior concretizaram a sua experiência de voluntariado em atividades como: a orientação da visita aos túmulos dos Pastorinhos; a reposição de velas no self-service do tocheiro; a limpeza de viaturas e espaços; a distribuição de desdobráveis; o ensacamento de talheres para refeições; a preparação de pacotes utilitários para os peregrinos e ofertas para missões; a apanha de lenha miúda para compostagem e a atualização de moradas para expedição postal das publicações do Santuário.

O acolhimento destes jovens voluntários vai ao encontro do esforço que o Santuário de Fátima tem vindo a encetar na formação e renovação do seu corpo de voluntários.

No final do ano passado, o Santuário de Fátima contava com a ajuda de cerca de 320 voluntários nas mais variadas tarefas, que vão desde o acolhimento aos peregrinos, apoio à liturgia, informações, apoio à comunicação, arranjos dos espaços celebrativos, entre outros. Durante o ano de 2019, 37 novos voluntários começaram a colaborar com o Santuário, 11 dos quais no serviço de acólitos. O ano que terminou serviu também para definir o perfil do voluntário, com o Santuário de Fátima a dar início a um procedimento para a seleção e integração de novos voluntários, tendo os que colaboram com o Santuário sido convidados a fazer ou a renovar o Compromisso de Voluntário, numa iniciativa que vai passar a acontecer no início de cada ano pastoral.

Assumindo esta aposta no voluntariado, o Santuário tem oferecido diversos momentos de formação aos seus voluntários, que têm registado uma forte participação daqueles que ajudam a concretizar a missão de acolher os peregrinos e divulgar a mensagem de Fátima, na Cova da Iria.

Além dos voluntários nominais, diretamente implicados nos serviços, existem também outros que integram movimentos, associações e serviços que, autonomamente, prestam um contributo essencial para a missão do Santuário de Fátima. Para a concretização da Cova da Iria como lugar de voluntariado têm contribuído ainda as parcerias externas que o Santuário de Fátima tem vindo a estabelecer neste âmbito, concretamente com o Colégio de São Miguel, a Fundação Montblanc e o Externato Frei Luís de Sousa.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.