02 de setembro, 2018

5_Banner1.png

Exposição “As Cores do Sol” recebe quinta visita temática

Iniciativa está agendada para o dia 5 de setembro, pelas 21h15, no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

 

A quinta visita temática à exposição temporária “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo” está agendada para o próximo dia 5 de setembro, pelas 21h15, e tem como tema “A obra de Irene de Vilar – A propósito das esculturas «esta árvore tem dois mil anos» e «Imaculado Coração de Maria»”.

O encontro vai ter lugar no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, e vai ter como orientadora Laura Castro, professora auxiliar na Universidade Católica Portuguesa.

Laura Lucinda de Oliveira Castro, concluiu Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2010. É Professora Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa. Publicou 12 artigos em revistas especializadas e 14 trabalhos em atas de eventos, possui 25 capítulos de livros e 26 livros publicados.

Participou em 4 eventos no estrangeiro e 60 em Portugal. Orientou 13 dissertações de mestrado e co-orientou 6 nas áreas de Artes, Outras Ciências Sociais e Humanidades.

Entre 2009 e 2012 participou em quatro projetos de investigação, sendo que coordenou  um destes. Atualmente participa num projeto de investigação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 24 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

A primeira visita contou com a presença de Henrique Leitão. A partir de um modelo didático do sistema terra-sol do século XIX, em exposição, o físico teórico fez uma análise do confronto entre religião e ciência.

A segunda visita do ano teve como ponto de partida as fotografias de Judah Bento Ruah, de 13 de outubro de 1917, que retratam o dia do Milagre do Sol, e foi orientada pelo fotógrafo Paulo Catrica, que estabeleceu uma relação “indissociável” entre a fotografia e a história de Fátima.

A terceira visita foi orientada pela diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, Sandra Costa Saldanha, falou da retórica da arte sacra na idade moderna.

A quarta visita foi orientada por Ana Rita Santos, coordenadora do Serviço de Conservação e Restauro do Museu do Santuário de Fátima, e teve como tema os “Desafios de uma exposição à conservação de espólio histórico - a propósito da montagem do espólio”.

Para este ano está ainda agendada mais uma visita, a 3 de outubro, durante a qual Isabel Roque analisará “o papel da museologia na apresentação de conteúdos”.

A exposição temporária “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo” foi inaugurada em novembro de 2016. Desde então, já contou mais de 370 mil visitas. A mostra, organizada pelo Museu do Santuário, estará patente ao público até dia 31 de outubro, todos os dias entre as 9h00 e as 19h00, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, podendo ser visitada virtualmente.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.