01 de setembro, 2022

3j3a4282cl.jpg

Faleceu o arquiteto que "marcou de forma indelével a paisagem arquitetónica do Santuário de Fátima"

José Carlos Loureiro teve um papel fundamental na conceção da obra edificada no Santuário de Fátima

 

O arquiteto José Carlos Loureiro faleceu ontem com 96 anos. No Santuário de Fátima assinou os projetos relativos ao grande Alpendre da Capelinha das Aparições (1982), "uma das peças arquitetónicas mais relevantes da arquitetura religiosa contemporânea portuguesa", segundo Marco Daniel Duarte, responsável pelo Museu do Santuário de Fátima. Foi ainda da sua autoria o projeto do Centro Pastoral de Paulo VI (1982), o Edifício da Reitoria (1986) e a remodelação da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores (1996).

Para Marco Daniel Duarte o arquiteto José Carlos Loureiro "marcou de forma indelével a paisagem arquitetónica do Santuário de Fátima".

"A ele se deve a fácies pós-moderna do Santuário de Fátima que foi já marcada por uma arquitetura que anunciava a estética minimalista que o século XXI viria a conhecer, estética já visível nas fachadas dos edifícios que delimitam o recinto de oração do Santuário da Cova da Iria", disse o historiador em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

José Carlos Loureiro, nasceu na Covilhã, e foi uma figura destacada no seio da terceira geração de arquitetos modernistas portugueses.

"Este arquiteto contribuiu ainda para renovação artística dos anos 80, indicando vários escultores e pintores para a dignificação dos espaços do santuário com obras de arte", considera ainda Marco Daniel Duarte.

No Santuário de Fátima destacam-se várias obras da sua autoria. Destaca-se o Centro Pastoral de Paulo VI, inaugurado por João Paulo II, no dia 13 de maio de 1982.

O centro, projetado por José Carlos Loureiro, tem quatro pisos e uma área de 1,4 hectares. Possui um grande anfiteatro, salas para encontros, capela, alojamento em camaratas e refeitório self-service.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.