04 de abril, 2017

Entrega.jpg

Família dos Condes de Riba d’Ave doa espólio epistolar ao Santuário de Fátima

Esta manhã foi entregue ao Santuário de Fátima correspondência trocada entre a Irmã Lúcia e os condes de Riba d’Ave
 

Realizou-se esta manhã na reitoria do Santuário de Fátima uma sessão em que foi entregue ao Arquivo do Santuário de Fátima a correspondência trocada entre os condes de Riba D’Ave e a Irmã Lúcia. O espólio é composto por 31 documentos, 29 de caráter epistolar e dois de caráter iconográfico.

A doação foi feita por Fernando Riba d’Ave Guedes e Francisco Ferreira Guedes que herdaram este espólio da mãe, Maria Clara Jordans Ferreira de Riba d’Ave Guedes, anterior herdeira de Maria da Glória Ferreira.

Marcaram presença nesta ação o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, o reitor do Santuário de Fátima, pe. Carlos Cabecinhas, vários representantes da família dos condes de Riba d’Ave, o presidente da Ordem de Malta, Augusto de Athayde, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pombal, Joaquim Guardado, e o Diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

A palavra de abertura deste ato de entrega coube ao reitor do Santuário de Fátima, pe. Carlos Cabecinhas, que destacou a “enorme gratidão” com que o Santuário “acolheu este ato” e agradeceu  “ a generosidade de quem doa algo que para nós é tão significativo como são os escritos da Irmã Lúcia”.

O segundo interveniente foi Fernando Riba D’Ave Guedes que leu uma “Breve mas sentida homenagem à Irmã Lúcia em memória de Maria Riba D’Ave Guedes” e agradeceu a presença de todos os que se deslocaram até ao Santuário para presenciar este ato de entrega.

O diretor do museu do Santuário, Marco Daniel Duarte, salientou a “visão inteligente de dar a cuidar a memória a instituições capazes de a cuidar” e agradeceu, em nome do Santuário de Fátima, este “ato de confiança”.

O presidente da Ordem de Malta, Augusto de Athayde, tomou também da palavra para sublinhar a importância que tem para a mesma estar presente neste ato de entrega.

A palavra de encerramento foi do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que manifestou a satisfação de “poder presidir a este ato”.

“Esta entrega é significativa por parte da vossa família porque exprime, por um lado, a relação da vossa família com a Igreja Católica que procurou sempre iluminar os vossos passos e a vossa atividade. Mas também a vossa relação com uma personagem inolvidável do Acontecimento Fátima e da Mensagem de Fátima, a Irmã Lúcia”, sublinhou.

O Ato de Entrega terminou com a oração de uma avé-Maria por todo o grupo presente.

Seguiu-se a assinatura dos documentos através dos quais se formalizou a doação feita pelos irmãos Fernando Riba d’Ave Guedes e Francisco Ferreira Guedes ao Arquivo do Santuário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.