07 de julho, 2012

 
A Família Espiritana  – ligada ao Instituto dos Missionários do Espírito Santo – realizou neste fim de semana de 7 e 8 de julho a sua 32ª peregrinação ao Santuário de Fátima, sob o lema "Com Maria, mais Comunhão, melhor Missão".
A abertura da peregrinação realizou-se às 17:00 de sábado com a saudação a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições. Os principais propósitos da vinda à Cova da Iria foram dar graças a Deus pelo trabalho realizado ao longo do ano e renovar a fé, o ardor e o entusiasmo para continuar a missão.
A peregrinação teve como pano de fundo a celebração dos 75 anos da Liga Intensificadora da Ação Missionária (L.I.A.M.). A L.I.A.M. nasceu da Animação Missionária Espiritana, fundada a 13 de Maio de 1937, em Fátima. É uma associação privada de carácter missionário, de inserção paroquial, composta por leigos, animados pelos Missionários do Espírito Santo que visa promover o espírito missionário nas paróquias e outros espaços eclesiais.
Do programa da peregrinação constaram, no sábado, a celebração da eucaristia, às 18:00, na Igreja da Santíssima Trindade, sob a presidência de D. Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito de Leiria-Fátima; a recitação do terço, às 21:30, na Capelinha das Aparições; e a participação na vigília missionária, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
O domingo iniciou com a Via-Sacra aos Valinhos, às 7:00; seguida do terço, na Capelinha; e, finalmente, da participação na eucaristia dominical.
Somos convocados para uma nova evangelização
D. João Lavrador presidiu à missa internacional de domingo, às 11:00, no Recinto de Oração.
Ao reiterar a exortação do Papa Bento XVI, o bispo auxiliar do Porto lembrou que todos os crentes de hoje são chamados para uma nova evangelização.
“Em todos os tempos, Jesus Cristo convida discípulos que, profundamente imersos no seu amor e numa convivência com ele, através da sua palavra, na oração e nos sacramentos, sentem a força do convite a serem testemunhas da Boa Nova de Cristo perante a pessoa humana, fermentando uma nova cultura, renovada pelo Evangelho”, disse.
D. João Lavrador apresentou aquela que considera ser a principal caraterística a ter em conta para o correto anúncio e vivência da fé.
“Somos convocados para uma nova evangelização. A Palavra de Deus coloca-nos perante alguns traços fundamentais que se devem observar para se evangelizar com a frescura e a novidade da primeira hora. Começa por nos centrar na pessoa de Jesus Cristo. Ele é verdadeiramente a boa notícia”, afirmou.
“Somos interpelados pelo seu profundo amor (de Cristo) e a testemunha-lo junto dos nossos contemporâneos”, afirma.
Todos os cristãos são chamados à santidade. “É na vivência da santidade que o cristão se sente discípulo de Jesus Cristo e se torna fermento evangélico no meio do mundo”, defende D. João Lavrador.
Para o prelado, à semelhança dos santos "que se entregaram à causa do Evangelho”, “há que superar o cansaço da fé e recuperar a alegria de ser cristão, o ser sustentado pela felicidade interior de conhecer Cristo e de pertencer à sua Igreja. Desta alegria nascem também as energias para servir Cristo nas situações opressivas, de sofrimento humano, para se colocar à sua disposição, em vez de acomodar-se no seu próprio bem-estar”, exortou D. João Lavrador. 
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.