11 de novembro, 2018

2018-11-11_Missa_Dominical_2.jpg

Fátima apresenta um convite “constante de oferta pessoal a Deus”

Na homilia da Missa deste domingo, padre Carlos Cabecinhas apresenta a vida dos Pastorinhos como “constante estímulo de oferta pessoal a Deus”

 

Peregrinos oriundos de várias dioceses do território nacional, e do estrangeiro: Espanha, Itália, França, Brasil, Estados Unidos da América e Filipinas, participaram na Missa deste domingo, na Basílica da Santíssima Trindade. Na homilia, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, que presidiu à celebração, refletiu sobre a autenticidade da vivência da fé cristã e as suas consequências.

A partir do contraste, apresentado no Evangelho, entre a atitude dos escribas, insaciáveis no querer e na admiração dos que os cercavam, e, no extremo oposto, da “pobre viúva”, que não preenchia a sua vida com bens, oferecendo o pouco que tinha, confiando-se nas mãos de Deus, o sacerdote apresentou o exemplo da entrega de Cristo como modelo para a vida dos cristãos.

“A nossa vida de fé e o encontro com Deus manifestam-se sempre em gestos simples e humildes, que podem passar despercebidos àqueles que nos cercam, mas que expressam o compromisso total da nossa vida. O verdadeiro crente não é o que cultiva gestos teatrais e espampanantes, que impressionam e provocam aplausos. O que tem uma fé coerente não vive centrado em si e nos seus interesses, mas dispõe-se a entregar-se a Deus, com humildade, generosidade, total confiança e amor verdadeiro. Esta é a medida da sinceridade da nossa fé”, disse, ao lembrar que “o que entregamos a Deus não se perde, mas enriquece-nos, ganhando pleno sentido”.

Aludindo à Mensagem de Fátima, o presidente da celebração evocou o convite que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos, na Aparição de maio de 1917, quando os questionou sobre a sua disponibilidade para se oferecerem a Deus.

“A resposta destas crianças não deixou margem para dúvidas, pois disseram que sim, sem hesitações nem condições. A pergunta de Nossa Senhora aos Pastorinhos é a que o Evangelho nos faz hoje: quereis oferecer-vos a Deus? Com frequência oferecemos a Deus o que nos sobra de tempo, atenção e amor, quando o desafio do Evangelho, repetido pela Mensagem de Fátima, é o de nos oferecermos a nós próprios, fazendo da nossa vida oferta a Deus.”

Na conclusão, o sacerdote exortou os peregrinos a seguirem o exemplo de entrega dos Pastorinhos, que é “constante estímulo de oferta pessoal a Deus”, desafiando a um esforço de auto-análise da vida de cada em prol de uma oferta destemida a Deus.

No final da celebração, foi deixado o convite para a quinta e última edição deste ano pastoral dos Encontros da Basílica, que decorre esta tarde, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O programa do encontro inclui uma palestra sobre “A imagem peregrina da Virgem de Fátima e o seu papel no anúncio da mensagem da Cova da Iria”, e um recital pelo Coro Polifónico Eborae Mvsica.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.