29 de maio, 2020

PapaFrancisco-fatima2017.jpeg

 

Fátima associa-se ao santo Rosário do Papa Francisco este sábado

Iniciativa do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização decorre na Capelinha das Aparições às 16h30 e será presidida pelo Reitor, padre Carlos Cabecinhas

 

Fátima será um dos santuários marianos espalhados pelos cinco continentes que este sábado se juntará ao Papa Francisco na oração do Rosário como forma de assinalar o mês de Maria e pedir a consolação de Nossa Senhora para enfrentar a pandemia provocada pela Covid-19.

A partir das 16h30 (hora portuguesa) e seguindo o guião proposto pelo Papa, o Reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, junta-se em oração ao Santo Padre e ao mundo inteiro, a partir da Capelinha das Aparições, com transmissão internacional, nos canais de comunicação do Vaticano, redes sociais e canais associados a Fátima e à Santa Sé.

A iniciativa partiu do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (Santa Sé), cujo presidente, D. Rino Fisichella, enviou uma carta aos reitores dos santuários, pedindo que participem na recitação do Rosário, de acordo com as medidas locais de saúde.

“À luz da situação de emergência causada pela pandemia do coronavírus, que provocou a interrupção da atividade normal de todos os santuários e a interrupção de todas as peregrinações, o Papa Francisco deseja expressar um gesto de proximidade a cada um de vós com a oração do Santo Rosário”, refere a carta enviada aos reitores.

O Papa estará da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, nos Jardins do Vaticano, e juntar-se-ão a este momento, além do Santuário de Fátima, os Santuários de Lourdes(França), Aparecida(Brasil), Guadalupe(México) e outros santuários marianos de todo o mundo.

Em Fátima, Nossa Senhora pediu insistentemente aos pastorinhos que rezassem o terço todos os dias, oferecendo a oração pela paz no mundo. A oração do rosário marca, de resto, o ritmo orante do Santuário de Fátima desde a sua génese e continua a dar voz às preces dos peregrinos que, pela meditação dos mistérios da vida de Cristo, com ele se vão configurando, na companhia da Virgem Mãe.

Esta iniciativa do Papa Francisco a que o Santuário se associa é particularmente simbólica. A comunhão com o Santo Padre, por cujas intenções se reza diariamente em Fátima, este sábado é assinalada de forma especial porque se trata de o primeiro dia em que são retomadas as celebrações comunitárias com a participação de peregrinos na Cova da Iria.

Além deste Rosário especial, o Santuário de Fátima terá o Rosário das 18h30, transmitido pelos meios de comunicação social e digital, nomeadamente o canal no youtube do Santuário em www.fatima.pt e o das 21h30.

Agora que são retomadas as celebrações com a presença de peregrinos o Santuário apela a todos os que se deslocam à Cova da Iria que o façam em segurança respeitando todas as orientações indicadas nos diferentes espaços e que passam, entre outros, pela observância da distancia física entre peregrinos, o uso de máscara nos espaços fechados, a frequente higienização das mãos e a manutenção da etiqueta respiratória.

Com a entrada em vigor do horário de verão e a articulação com as medidas de desconfinamento, decretadas pelas autoridades eclesiásticas e de saúde, as principais celebrações do Santuário- Missas e Terços- decorrerão na Basilica da Santissima Trindade, Recinto de Oração e Capelinha das Aparições.

Esta semana ao anunciar o regresso dos peregrinos ao Santuário, o Reitor, padre Carlos Cabecinhas, convidava “ a aproveitar este tempo como oportunidade para uma melhor vivência da fé para que, como os nossos queridos pastorinhos cresçamos na bondade e no serviço aos outros.”

“Que Nossa Senhora, modelo de Igreja que sabe ouvir a Palavra de Deus e acolher o dom do Espírito Santo, nos ajude a viver com alegria este tempo. E que do Céu continue a interceder pelo Povo de Deus e pela Paz no mundo”, concluía o Reitor.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.