21 de junho, 2017

3J3A3583[1].JPG

 

Fátima é um “modelo de transparência na avaliação crítica de si mesma” refere o professor João Duque

Congresso Internacional do Centenário arrancou hoje em Fátima, no Centro Pastoral de Paulo VI

 

O presidente da Comissão Organizadora do Congresso Internacional Pensar Fátima afirmou esta manhã que Fátima é, entre os Santuários mais significativos do mundo, o que “mais seriamente se tem dedicado ao estudo de si mesmo” e por isso “tem contribuído para o desenvolvimento de uma leitura científica multidisciplinar importante” para a compreensão deste acontecimento.

“Há muitos elementos do que vai acontecendo em Fátima que ainda precisam de investigação mas temos de reconhecer que Fátima é um modelo de transparência na avaliação crítica de si mesma” e este congresso “é o corolário deste trabalho”, disse o Professor João Duque na sessão de abertura do Congresso do Centenário, que começou hoje e se prolonga até ao próximo sábado, procurando apresentar e debater várias leituras e análises do evento de Fátima.

O presidente da Comissão Organizadora do Congresso lembra que ele “não caíu do Céu” assumindo-se antes como “o desfecho natural de um processo longo de investigação e análise crítica” e por isso não “deve ser um ponto final” mas o “ponto de partida para novas abordagens”.

“Fátima dará sempre mais do que pensar do que o pensado e o dito possam formular” acrescentou o responsável que dirige este congresso promovido pelo Santuário de Fátima, em colaboração com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Para o reitor do Santuário de Fátima este congresso insere-se na linha do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Santuário no sentido de promover o interesse pelo estudo científico de Fátima e permitirá não só fazer o balanço do que já foi feito, como aprofundar as várias dimensões do evento de Fátima e abrirá perspetivas novas de estudo.

“Este congresso pretende sublinhar, por isso, a convicção de que a celebração deste jubileu é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento do acontecimento e da mensagem de Fátima”, concluiu o Pe. Carlos Cabecinhas, lembrando que este é um trabalho que se iniciou na década de 50 com a criação do arquivo de Fátima e depois com a reestruturação do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário na década de 70.

O bispo de Leiria-Fátima, que deixou também uma palavra na abertura dos trabalhos, apresentou “Fátima em caleidoscópio” referindo-se a este lugar como um espaço “multifacetado e plural desde a sua génese”.

“Desde sempre que verificamos aqui a disparidade entre a fragilidade das testemunhas do acontecimento e o sentido profundo da história que ele revela”, naquele que é “o maior acontecimento religioso da primeira metade do século XX”.

D. António Marto sublinhou, uma vez mais, que  a “explosão violenta e escandalosa do sobrenatural” (que aconteceu há cem anos) “não deve ofuscar que é através do olhar simples de três crianças que nos é dado a conhecer esta história”.

Por isso, “a humildade da infância é em Fátima a interlocutora da grande história ao dizer-lhe que é sempre acariciada pela presença de Deus”.

Referindo-se ao congresso propriamente dito o bispo de Leiria-Fátima lembrou que a igreja “tem muito a acolher deste exercício de reflexão multidisciplinar”.

O Congresso Internacional Pensar Fátima, inserido no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições, como o corolário de um conjunto de simpósios e conferências que decorreram ao longo dos últimos sete anos na Cova da Iria, prolonga-se até sábado.

Neste congresso vão ser estudadas várias das dimensões de Fátima, em perspetiva interdisciplinar: Teologia, Sociologia, Psicologia, Cultura, História, Arte.

As intervenções vão dividir-se em conferências plenárias, conferências temáticas e comunicações autopropostas por investigadores; todas as intervenções matinais do congresso são seguidas de 30 minutos de diálogo com o público.

O Santuário de Fátima e a Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, convidaram o presidente do Conselho Pontifício da Cultura da Santa Sé para a conferência final, no dia 24 de junho. O cardeal italiano Gianfranco Ravasi vai apresentar o tema ‘Fátima como promessa’ no encerramento do congresso internacional ‘Pensar Fátima’, no Centro Pastoral Paulo VI, seguida de um momento de diálogo.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.