14 de abril, 2022

3j3a2955.jpg

Fátima na Luz da Páscoa: itinerário aprofunda vivência deste tempo pascal

Quatro encontros precedem as grandes celebrações

 

Dois anos depois da difícil situação da pandemia, que marcou as celebrações pascais em 2020 e 2021, o Santuário de Fátima reforçou o seu programa celebrativo na Páscoa, com um conjunto de quatro momentos que ajudam a viver espiritualmente o tríduo pascal, denominados ‘Fátima na Luz da Páscoa’.

Enquadrados na Escola do Santuário, mas de acesso generalizado por parte dos peregrinos, na Capela da Ressurreição estes momentos permitirão que cada peregrino, pela mão de Jacinta, Francisco e Lúcia, possa melhor contemplar e viver o mistério pascal que se celebra.

“A luz que brilhou em Fátima é a luz da Páscoa. Tudo no acontecimento de Fátima fala-nos da Páscoa de Jesus, em que Deus fez sua a fragilidade do Homem até ao extremo da morte” afirmou a Irmã Sandra Bartolomeu do Departamento de Pastoral e Acolhimento, no primeiro dos quatros encontros que precedem sempre as grandes celebrações do tríduo pascal.

3j3a2959 (1).jpg

“Em 1917, mergulhados na primeira guerra mundial, a Mãe de Deus veio do céu recordar à humanidade que Deus não é indiferente ao sofrimento humano; antes pelo contrário. Deus é próximo e os seus ouvidos estão atentos ao grito de sofrimento dos seus filhos. E para que esta proximidade se fizesse sentir como ternura e cuidado maternos, foi pela Mãe que Deus se aproximou”, explicou. 

“Nestes dias, em que o mundo conhece de novo os horrores da guerra, somos convidados a percorrer os dias do tríduo, iluminados pelo testemunho de Lúcia, Francisco e Jacinta, para aprender com eles a abrirmo-nos à Páscoa de Jesus, penhor da paz em plenitude”.

Estas meditações começam sempre com um pórtico, prosseguem com uma leitura, segue-se a meditação e uma oração, por fim, deixando-se tempo para o silêncio individual. 

3j3a2949.jpg

PROGRAMA

Quinta-feira Santa

16h45. Meditação: «Quereis oferecer-vos a Deus?», na Capela da Ressurreição de Jesus

18h00. Missa vespertina da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

23h00. Oração da Agonia de Jesus, na Capela da Morte de Jesus

Sexta-feira Santa

00h00-03h00. Via-sacra no Caminho dos Pastorinhos, com início na Capelinha das Aparições

09h30. Laudes, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

11h00. Meditação: «Tenho muita sede, mas não quero beber; ofereço a Jesus pelos pecadores» (Santa Jacinta Marto), na Capela da Ressurreição de Jesus

15h00. Celebração da Paixão do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

21h00. Via-sacra, no Recito de Oração

Sábado Santo

09h30. Laudes, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

11h00. Meditação: «Adeus, até ao céu» (São Francisco Marto), na Capela da Ressurreição de Jesus

12h00. Rosário, na Capelinha das Aparições

15h00. Oração a Nossa Senhora da Soledade, no Recinto de Oração

16h30. Meditação: «Desejo ardentemente este dia, porque o túmulo não aniquila tudo e a felicidade do amor eterno e infinito começa já» (Lúcia de Jesus), na Capela da Ressurreição de Jesus

17h30. Vésperas, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Páscoa da Ressurreição do Senhor / Vigília

22h00. Vigília Pascal, na Basílica da Santíssima Trindade

Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor

10h00. Rosário, na Capelinha das Aparições

11h00. Missa do Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor, no Recinto de Oração

 

 

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.