12 de outubro, 2008

Na tarde de 12 de Outubro, o Director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Padre Luciano Cristino, apresentou à imprensa, em conferência de imprensa, a nova publicação da Colecção "90 Anos". No livro, intitulado "FÁTIMA PARA O SÉCULO XXI", foram publicadas as actas do congresso internacional realizado em Outubro de 2007.
De seguida as palavras do Padre Luciano Cristino:
CONGRESSO INTERNACIONAL FÁTIMA PARA O SÉCULO XXI
 No dia 12 de Outubro de 2007, encerrou-se o Congresso Internacional Fátima para o Século XXI e com ele, também, o vasto programa realizado, desde Outubro de 2006, comemorativo do 90º aniversário das Aparições do Anjo e de Nossa Senhora.
 O Congresso decorreu, de 9 a 12 de Outubro, no Centro Pastoral de Paulo VI. Os quatro dias foram ocupados com a apresentação de quatro grandes temas e vários subtemas: Dia 9: O acontecimento de Fátima (evento e contexto local, nacional e europeu; reacções do povo e da hierarquia, das correntes ideológicas e dos actores políticos); Dia 10: A Mensagem (os três ciclos: angélico, mariano e cordimariano); Expansão (o dinamismo da mensagem; as grandes devoções); Dia 11: A credibilidade (as promessas: o milagre do sol, o “século breve”; os protagonistas: a santidade dos pastorinhos, o dia 13 de Maio de 1981, João Paulo II e o segredo), Dia 12: A actualidade (A conversão do homem a Deus: o sofrimento e as intervenções de Deus na História e o dom dos Pastorinhos à Igreja e ao mundo, no contexto da nova evangelização).
 As quase 800 páginas das Actas deste Congresso contêm todas as conferências, em língua portuguesa, e cinco textos originais das que foram proferidas em língua não portuguesa. Incluem-se ainda as introduções, saudações, alocuções na sessão de encerramento: Agradecimento, resultados e propostas do Congresso: memória para o futuro; Fátima, caminho de esperança para o século XXI; as homilias nos actos litúrgicos; e uma conferência sobre Fátima, lugar da iconografia mariana.
 Do agradecimento, feito por Monsenhor Luciano Guerra, recolho esta conclusão: “Todos os contactos nacionais e internacionais que este nonagésimo aniversário permitiu vão ser preciosos para o programa do centenário das Aparições, sob vários pontos de vista, organizativos e temáticos. No centro de tudo, para além de tudo, penso que a inauguração da Igreja da Santíssima Trindade vai apontar este grande mistério de Deus como o centro de toda a espiritualidade de Fátima. É o que prevejo. É o que desejo. Muito obrigado a todos! (p. 579).
 Da Memória do Congresso para o futuro, da responsabilidade do Doutor José Jacinto de Farias: “Pastoralmente, o Santuário continua com a tarefa da educação para a mais genuína devoção mariana e com a missão da proclamação da dimensão pública da fé enquanto projecto social e político, isto é, com implicações na mundividência e na organização da cidade dos homens, na qual está presente a cidade de Deus” (p. 584).
 Da conclusão do Sr. D. António Marto: “temos um caminho muito aberto para Fátima, no século XXI, sem, contudo, fechar portas às surpresas de Deus. Eu creio que até à comemoração dos cem anos das Aparições, o Senhor nos trará, ainda surpresas que, neste momento, porventura, nem nos passam pela mente, nem pela imaginação, para descobrir ainda mais facetas da beleza e da riqueza desta Mensagem” (p. 588).
 A coroar tudo, a palavra autorizada do Papa Bento XVI, na visita ad limina dos Bispos Portugueses: “Amados Bispos de Portugal, há quatro semanas encontrastes-vos no Santuário de Fátima com o Cardeal Secretário de Estado que lá enviei como meu Legado Especial no encerramento das celebrações pelos 90 anos das Aparições de Nossa Senhora. Apraz-me pensar em Fátima como escola de fé com a Virgem Maria por Mestra; lá ergueu Ela a sua cátedra para ensinar aos pequenos Videntes e depois às multidões as verdades eternas e a arte de orar, crer e amar” (última capa).
 Congresso Internacional Fátima para o Século XXI, Fátima, Santuário de Fátima, 2008, 791 páginas.

Santuário de Fátima, 2008-10-12

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.