30 de maio, 2020

3J3A7970.jpg

 

Fátima une-se ao Santo Padre na recitação do Rosário pelo sucesso na luta contra a covid-19

Santuários marianos de todo o mundo rezam em conjunto com o Papa Francisco no final do mês dedicado a Maria

 

Fátima foi um dos santuários marianos espalhados pelos cinco continentes que esta tarde de sábado se juntou ao Papa Francisco na oração do Rosário como forma de assinalar o mês de Maria e pedir a consolação de Nossa Senhora para enfrentar a pandemia provocada pela Covid-19.

“Caros Peregrinos, o Santo Padre, o Papa Francisco, convidou-nos a unirmo-nos todos, hoje, num momento de oração: estamos, assim, unidos ao Papa Francisco, que em Roma, nos jardins do Vaticano, junto da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, preside à oração do terço; mas estamos também unidos com os santuários e as famílias de todo o mundo” afirmou o reitor do Santuário de Fátima no inicio da recitação do Rosário, esta tarde, na Capelinha das Aparições. A celebração começou com a proposta de oração mariana feita pelo Papa Francisco no inicio do mês.

A iniciativa deste Rosário especial partiu do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (Santa Sé), cujo presidente, D. Rino Fisichella, enviou uma carta aos reitores dos santuários, pedindo que participassem na recitação do Rosário, de acordo com as medidas locais de saúde.

“Nestes tempos de pandemia, as famílias foram, mais que nunca, verdadeiras Igrejas domésticas: os lugares por excelência da celebração e da vivência da fé. Por isso, hoje queremos rezar pelas famílias: pelas famílias que estão em dificuldades económicas como consequência da pandemia; por aquelas que perderam algum ente querido; pelas famílias que estão a atravessar momentos difíceis de vivência familiar” afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

Mas “rezamos também pelos que estão sós e abandonados, pelos que se veem obrigados a estar separados das suas famílias e pelos que não têm família nem se sentem acolhidos por ninguém” acrescentou ao sublinhar a importância da oração.

“Rezando juntos o terço, na conclusão do mês dedicado a Nossa Senhora, colocamo-nos sob o manto materno da Virgem Maria para confiar ao Senhor, através da sua intercessão, a humanidade inteira, duramente provada, neste período de pandemia”, disse ainda o responsável pelo Santuário de Fátima.

Nas intenções deste Rosário estiveram presentes além das famílias, todos os médicos, enfermeiros, bombeiros, forças de segurança, assistentes hospitalares, a "todos protegei na sua fadiga heróica e dai-lhes força Santa Mãe de Deus e nossa Mãe", dizia a oração do Papa.

"Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e mulheres de ciência, a fim de encontrarem as soluções justas para vencer este vírus", sublinha-se ainda pedindo a intercessão da Virgem para "tocar as consciências para que as somas enormes usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, antes, destinadas a promover estudos adequados para prevenir catástrofes do género no futuro."

Durante este Rosário, o Papa esteve  na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, nos Jardins do Vaticano, e juntaram-se na emissão televisiva para todo o mundo, além do Santuário de Fátima, os Santuários de Lourdes(França), Aparecida(Brasil) e Guadalupe(México), entre outros.

Em Fátima, Nossa Senhora pediu insistentemente aos pastorinhos que rezassem o terço todos os dias, oferecendo a oração pela paz no mundo. A oração do rosário marca, de resto, o ritmo orante do Santuário de Fátima desde a sua génese e continua a dar voz às preces dos peregrinos que, pela meditação dos mistérios da vida de Cristo, com ele se vão configurando, na companhia da Virgem Mãe.

Esta iniciativa do Papa Francisco a que o Santuário de Fátima se associou é particularmente simbólica. A comunhão com o Santo Padre, por cujas intenções se reza diariamente em Fátima, este sábado é assinalada de forma especial porque se trata de o primeiro dia em que são retomadas as celebrações comunitárias com a participação de peregrinos na Cova da Iria.

A recitação do Rosário terminou em todo o mundo com a entoação do cântico Ave de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.