28 de julho, 2016

3J3A4613.jpg

 

Férias inclusivas no Santuário de Fátima para pais e jovens portadores de deficiência

O primeiro de quatro grupos chegou a Fátima esta quinta feira

 

O Santuário de Fátima volta a oferecer pelo 10º ano consecutivo uma semana de férias aos pais que têm filhos portadores de deficiência. O objetivo é proporcionar, por um lado, o descanso a esses pais que durante uma semana ficam aliviados da tarefa de cuidar dos filhos dando-lhes, por outro lado, a oportunidade de terem um momento de enriquecimento moral e espiritual.

O primeiro grupo, com 23 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 7 e os 20 anos, chegou esta quinta feira ao Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, em Fátima e foi acolhido, como sempre, pelos Silenciosos Operários da Cruz e por voluntários de todas as partes do país e até do estrangeiro.

Isabel Lourenço veio expressamente de França onde ensina português. Natural de Marco de Canaveses, distrito do Porto, esta psicóloga clínica descobriu o gosto pelo voluntariado há cerca de dois anos.

“Fiquei seduzida por uma reportagem de televisão sobre esta iniciativa do Santuário e, na primeira oportunidade, inscrevi-me. Estou cá pelo segundo ano consecutivo”, referiu à Sala de Imprensa do Santuário.

Como ela participam neste primeiro “turno” do campo de férias do Santuário de Fátima para pais, crianças e jovens portadores de deficiência mais 20 voluntários, alguns jovens do Movimento da Mensagem de Fátima.

“Felizmente temos tido muita oferta e tivemos de proceder a uma seleção para dar a oportunidade a mais pessoas que nos contactaram, com vontade de fazer voluntariado. Só para um dos turnos tivemos 43 propostas, mais de metade do que precisamos”, adiantou o Pe Jonhy Freire, assistente espiritual da Comunidade Silenciosos Operários da Cruz que gere quotidianamente este Centro, que acolhe os campos de férias.

Os pais podem optar por ficar esta semana com os filhos em Fátima (tendo atividades só para eles e outras conjuntas com os filhos) ou por deixa-los. No turno que agora começou há cinco pais que cumprirão o seu programa de férias, juntamente com os filhos. É o caso da Sónia e da Filipa, mãe e filha, respetivamente. Vêm do Peso da Régua pela terceira vez.

“Aqui consigo uma paz e uma tranquilidade que não consigo explicar mas que pode até ter que ver com o facto de não me preocupar com as consequências das reações ou birras da Filipa” disse Sónia. “Neste sítio ninguém estranha, não há recriminações e são todos iguais nas suas enormes diferenças”, sublinhou.

“Podia deixar a Filipa cá com os monitores que são muito experientes e bem formados, mas eu também preciso deste momento”, acrescentou ainda.

As férias são gratuitas e têm uma finalidade: permitir o descanso aos pais, garantindo a ocupação e o acompanhamento dos filhos num contexto da espiritualidade de Fátima.

“A partir do tema do ano pastoral do Santuário delineamos um programa, muito virado para os aspetos sensoriais, dirigido a três grupos: às crianças; aos pais e aos voluntários pois eles também nos pedem formação e nós fazemo-la a partir do nosso carisma”, revelou o Pe Jonhy Freire.

Este ano, a organização aliou ao tema do ano pastoral do Santuário- “Eu vim para que tenham vida- o Jubileu da Misericórdia e daí resultou “ `misericordiar`, por uma vida melhor”, disse ainda o sacerdote.

O tema mantém-se nos quatro turnos previstos para este verão. O primeiro turno, que já começou, é de 27 de julho a 2 de agosto; o segundo de 5 a 11 de agosto; o terceiro de 16 a 22 de agosto e o quarto de 25 a 31 de agosto.

O Santuário responsabiliza-se pelas despesas (alimentação e dormida dos filhos e dos pais que ficarem), exceto as das viagens.

Do programa fazem parte visitas ao Santuário e a todos os espaços que em Fátima têm a ver com a mensagem e com o fenómeno- Valinhos e Aljustrel, por exemplo- com paragem obrigatória na Capelinha das Aparições, onde rezarão o terço e participarão na Procissão de Velas.

“É o que a Filipa mais quer. Já não vínhamos cá há três anos e ela levou o caminho inteiro a falar do assunto” adiantou Sónia sublinhando que a noção que a filha tem deste período “é que é uma festa”.

O Movimento da Mensagem de Fátima participa neste projecto e é um dos seus principais dinamizadores através da oração e meditação do rosário.

No total serão cerca de 70 crianças beneficiadas. Na seleção que é feita através de uma inscrição na paróquia de origem ou no próprio Santuário “dá-se primazia a quem nunca esteve ou a quem tem mesmo necessidade deste serviço” adianta o pe Jonhy Freire, lembrando que “para muitos esta é a única oportunidade de facto para sair de casa e interagir com outros jovens”.

Durante a semana, além das visitas ao exterior os jovens desenvolvem actividades diversificadas como o teatro, a música ou a dança, “que é o que estimula mais este tipo de crianças com deficiências, muitas delas profundas”.

Para Isabel Lourenço este “é o grande desafio”: conseguir “levar felicidade a crianças que podem nem falar mas que sentem a nossa ajuda e se aproximam de nós. Acabamos por receber muito mais do que damos”.

“É aqui que carrego baterias para o resto do ano”, afirma a voluntária.

Para além destas férias de verão, o Santuário com a ajuda do Movimento da Mensagem de Fátima criou este ano mais duas oportunidades para as crianças portadoras de deficiência: uma na Semana Santa, com a realização de um retiro e outra no Natal, altura em que o Santuário também organizará pela primeira vez uma experiência do género.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.