23 de junho, 2017

3J3A3774[1].JPG

 

Figura de Maria foi mote para reflexão em terceiro dia do congresso Pensar Fátima

Iniciativa desenvolvida no âmbito do Centenário das Aparições decorre no Centro Pastoral de Paulo VI até amanhã

 

O Centro Pastoral de Paulo VI acolhe hoje o terceiro e penúltimo dia do congresso Pensar Fátima.

No primeiro momento formativo da manhã, Stella Morra, professora da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália, fez uma comunicação intitulada “Da Mariologia a Fátima”.

A socióloga italiana questionou os presentes acerca da “relação entre jesus e o mundo que o rodeia” e sobre “quem é Jesus”.

“Jesus é o verdadeiro Deus e Homem que tudo criou e que existe desde o princípio”, afirmou dizendo ainda que “Maria modelo é figura da humanidade e Igreja”.

“O que significa isto para nós que vivemos neste tempo?”, interrogou a professora que declarou ser esta a “grande pergunta que nos leva à modernidade, e muitas das cristologias modernas questionam isto”.

Por seu turno, a segunda comunicação da manhã teve a cargo do historiador e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, António Matos Ferreira.

“Os termos Fátima e Roma são problemáticas vastas e ambíguas, porque evocar estes dois termos tem imensas camadas de questões”, alertou, explicando que a designação de Fátima “acaba por significar as aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos em 1917”.

Mas António Matos Ferreira disse que “Fátima é toda uma mudança paulatina de uma realidade canónica do ponto de vista eclesial”, porque a Cova da Iria “sempre desenhou um centro de espiritualidade e devoção”.

“Pensar Fátima é uma expressão da modernidade que a própria «Fátima» construiu”, disse ainda.

Esta tarde o programa prossegue com conferências temáticas paralelas em diversas salas do Centro Pastoral de Paulo VI.

O Congresso Internacional Pensar Fátima começou quarta-feira, dia 21 de junho, inserido no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições, como resultado de um conjunto de simpósios e conferências que decorreram ao longo dos últimos sete anos na Cova da Iria, prolonga-se até sábado.

Neste congresso são refletidas as várias das dimensões de Fátima, em perspetiva interdisciplinar: Teologia, Sociologia, Psicologia, Cultura, História, Arte.

As intervenções estão divididas em conferências plenárias, conferências temáticas e comunicações autopropostas por investigadores; todas as intervenções matinais do congresso são seguidas de 30 minutos de diálogo com o público.

O Santuário de Fátima e a Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, convidaram o presidente do Conselho Pontifício da Cultura da Santa Sé para a conferência final, amanhã, dia 24 de junho. O cardeal italiano Gianfranco Ravasi vai apresentar o tema ‘Fátima como promessa’ no encerramento do congresso internacional ‘Pensar Fátima’, no Centro Pastoral Paulo VI, seguida de um momento de diálogo.

PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.