13 de novembro, 2023

2023-11-13fapmurodeberlim.jpg

Fragmento do Muro de Berlim no Santuário de Fátima

 

No perímetro do Recinto de Oração do Santuário de Fátima, na entrada situada sensivelmente a meio, no lado Sul, encontra-se um fragmento do Muro de Berlim, ali erigido como sinal da relação da Mensagem de Fátima com a paz no mundo, designadamente com as transformações geopolíticas da Europa relativas à queda do Muro de Berlim que, entre 13 de agosto de 1961 e 9 de novembro de 1989, dividiu a Alemanha com as consequências políticas e religiosas que essa divisão comportava para o mundo. 

O módulo do Muro, que pesa 2600 kg e mede 3,60 m de altura por 1,20 m de largura, chegou a Fátima por ação de Virgílio Casimiro de Sousa Ferreira, emigrante português que se empenhou na demanda de dotar o Santuário de Fátima com este expressivo símbolo, o mesmo ofertante que, por ocasião da vinda de João Paulo II a Fátima, em 12 e 13 de maio de 1991, quis oferecer a este romano pontífice um terço feito com pedras do mesmo Muro, peça que ficaria no Santuário da Cova da Iria e integraria o espólio do seu Museu.

O segmento do Muro de Berlim foi arquitetonicamente enquadrado por José Carlos Loureiro e inaugurado no dia 13 de agosto de 1994. Junto ao monumento, encontra-se uma inscrição que, usando as palavras que João Paulo II proferiu na Capelinha das Aparições na sua peregrinação a Fátima de 1991, se estabelece como clara legenda para a leitura espiritual da peça: «Obrigado, celeste pastora[,] por terdes guiado com carinho maternal os povos para a liberdade!». A inscrição alude, assim, ao facto de a Mensagem de Fátima se referir ao decurso da História e de a história de Fátima se cruzar com os destinos da humanidade. 

PDF

HORÁRIOS

16 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.