15 de abril, 2019

3J3A1650.JPG


Grandes celebrações da Semana Santa em Fátima

As celebrações do Tríduo Pascal terão transmissão online em www.fatima.pt e serão interpretadas em Língua Gestual Portuguesa

 

O Santuário de Fátima estrutura anualmente um programa celebrativo para uma melhor vivência deste tempo que precede a Páscoa. Nesta Semana Maior para os católicos, o destaque vai para as celebrações do Tríduo Pascal que, este ano, serão interpretadas em Língua Gestual Portuguesa e podem ser seguidas em direto na transmissão online do Santuário em www.fatima.pt.

Na quinta-feira santa, os fieis poderão passar pela Capela da Ressurreição de Jesus para a adoração até às 17h00. Pelas 18h00 a missa vespertina da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-pés, tem lugar na Basílica da Santíssima Trindade. Pela noite, às 23h00 haverá Oração da Agonia do Senhor, na Capela da Morte de Jesus.

As cerimónias da sexta-feira da Paixão do Senhor iniciam pelas 00h00 na Capelinha das Aparições, com via-sacra aos Valinhos. Pelas 9h00, é rezada a oração de Laudes na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Às 15h00 a celebração da Paixão do Senhor vai acontecer na Basílica da Santíssima Trindade. Pelas 21h00 os peregrinos são convidados a acompanhar a via-sacra no Recinto de Oração.

O sábado santo começa com a oração de Laudes na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima pelas 9h00. Ao meio dia haverá a oração do rosário na Capelinha das Aparições. No mesmo local, pelas 15h00 será feita uma oração a Nossa Senhora da Soledade. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe pelas 17h30 a oração de vésperas. Às 22h00 a Vigília Pascal tem lugar na Basílica da Santíssima Trindade, seguida de Procissão Eucarística para a Capela do Santíssimo Sacramento.

No Domingo de Páscoa, as celebrações começam com o rosário na Capelinha, às 10h00, seguida da Missa da Páscoa do Senhor, no Recinto de Oração às 11h00. Nesse dia a interpretação em Língua Gestual Portuguesa acontecerá apenas na missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, como é habitual aos domingos no Santuário de Fátima.

Recorde-se que o valor da renúncia quaresmal será canalizada para a diocese de São Tomé e Principe, para a ajudar na construção de um Lar para idosos - a Casa Betânia - na Ilha do Príncipe.

 

PROGRAMA

Quinta-feira Santa
18h00 - Missa vespertina da Ceia do Senhor | Basílica da Santíssima Trindade,com
interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
23h00 - Oração comunitária da Hora da Agonia do Senhor | Capela da Morte de Jesus

Sexta-feira da Paixão do Senhor
00h00 - 03h00 - Via Crucis no Caminho dos Pastorinhos, com início na Capelinha das Aparições
09h00 - Laudes | Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
15h00 - Celebração da Paixão do Senhor | Basílica da Santíssima Trindade, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
21h00 - Via Crucis | Recito de Oração

Sábado Santo
09h00 - Laudes | Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
12h00 - Rosário | Capelinha das Aparições
15h00 - Oração a Nossa Senhora da Soledade (Via Matris) | Capelinha das Aparições
17h30 - Vésperas | Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Páscoa da Ressurreição do Senhor
Sábado Santo
22h00 - Vigília Pascal | Basílica da Santíssima Trindade
seguida de Procissão Eucarística para a Capela do Santíssimo Sacramento, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Domingo de Páscoa
10h00 - Rosário | Capelinha das Aparições
11h00 - Missa | Recinto de Oração

Segue-se o programa habitual de domingo. Inicia-se o programa de verão.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.