24 de julho, 2025

basilica-de-sao-pedro-grupo-de-acolitos-santuario-de-fatima.png

Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima está em peregrinação jubilar a Roma

O Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima visita a Basílica de São Pedro, a de Santa Maria Maior, a de São João de Latrão e a de São Paulo Fora de Muros, em peregrinação jubilar a Roma.

 

O Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima, no ano em que celebra 40 anos de existência, está em peregrinação a Roma.

O grupo define a peregrinação em curso como jubilar, pelo programa delineado e porque é realizada no Ano Santo corrente. Estão em viagem 25 elementos do Grupo de Acólitos e dois padres. Em Roma, guiados pelos capelães do Santuário Francisco Pereira e Ronaldo Araújo, visitaram as quatro Basílicas Romanas: São Pedro, Santa Maria Maior, São João de Latrão e São Paulo Fora de Muros. No regresso a Portugal os participantes visitam o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

O grupo partiu de Fátima no dia 20 de julho, fez uma paragem perto de Barcelona, e chegou ao destino, no final do dia 21 de julho. No dia seguinte, visitou a Basílica de São Pedro, incluindo a cúpula e a cripta, e os Museus do Vaticano. 

basilica-de-sao-pedro-grupo-acolitos-santuario-fatima.jpg
O padre Francisco Pereira guiou e aprofundou as perceções e o conhecimento dos participantes face aos locais visitados e às muitas obras de arte com as quais se depararam durante a peregrinação. Pela arte e a partir de representações de espiritualidade, abordou contextos, detalhes históricos, significados, e simbolismos com importância formativa para os acólitos.

padre-francisco-peregrinacao-a-roma.jpg
No dia 23 de julho, e na sequência do primeiro dia dedicado à Basílica de São Pedro, o grupo visitou a Basílica de Santa Maria Maior. No Santuário de Fátima, local mariano, estes acólitos apoiam e servem continuamente a liturgia nas celebrações que ocorrem na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na Basílica da Santíssima Trindade, e no Recinto de Oração. Em Roma, nesta peregrinação, visitaram aquela que é, em termos históricos, a primeira basílica do Ocidente dedicada a Maria, e o primeiro santuário mariano de peregrinação no mundo.
Na Capela Cesi da Basílica de Santa Maria Maior, os acólitos peregrinos participaram numa celebração presidida pelo padre Francisco Pereira.

basilica-de-santa-maria-maior-capela-cesi-peregrinacao-jubilar-do-grupo-de-acolitos-do-santuario-de-fatima (1).jpg
Na tarde do dia 23 de julho, visitaram a Basílica de São João de Latrão. Em cada uma das quatro basílicas passaram pelas portas santas.

Na manhã do dia 24 puderam visitar outros locais na cidade e, durante a tarde, acompanharam às 16h00, a celebração de missa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

A chegada à cidade de Lourdes está prevista para o meio da tarde do dia 25 de julho e, à noite, está prevista uma visita ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. O regresso a Fátima dá-se no final do dia 26 de julho.

Desde há 40 anos, o grupo assegura o serviço do altar nas celebrações do Santuário de Fátima, em auxílio aos sacerdotes, na liturgia. Participa ainda nas procissões e nos ritos celebrativos no Recinto de Oração. Há sempre participação de vários elementos, de diferentes faixas etárias, com vários graus de experiência enquanto acólitos, para que o saber seja transmitido de uns para outros. O grupo apoia as celebrações ao longo de todo o ano, incluindo feriados, o Natal e a Páscoa. É contínua e constante a dedicação ao serviço a Nossa Senhora do Rosário de Fátima e à Igreja.

O Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima atua com o apoio e em coordenação com o Serviço Nacional de Acólitos, a entidade que realiza, todos os anos, ao Santuário do Fátima, uma peregrinação nacional que sempre reúne milhares de acólitos de todo o país, num dia de aprendizagem, convívio, oração e celebração.

Os santos São Francisco Marto e São Tarcísio são referências e exemplos de dedicação, amor a Cristo, e inspiração para o ministério dos elementos do Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima.

Toda a aprendizagem vivida em locais tão significativos para o catolicismo constitui agora parte da experiência de vida dos 25 elementos do Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima participantes desta peregrinação jubilar a Roma.

PDF

HORÁRIOS

26 jul 2025

Missa, em italiano, na Capelinha das Aparições

  • 08h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.