30 de julho, 2023

f.jpg

“Há pressa no ar para encontrar e anunciar o verdadeiro tesouro que é Deus”, afirma Arcebispo de Boston

Cardeal Sean O´Malley desafia peregrinos de Fátima “a rejeitar os tesouros que provocam ilusão” mas não “dão a verdadeira felicidade

 

 

O arcebispo de Boston, que este domingo completa 20 anos à frente desta diocese norte americana, exortou os peregrinos a fazerem um “resset” total nas suas vidas rejeitando tudo o que os afasta de Deus.

“É preciso rejeitar os tesouros que provocam ilusão, fazer resset e começar de novo; a verdadeira pérola de grande valor é o reino de Deus, o que traz verdadeira felicidade” afirmou o cardeal norte americano aos milhares de peregrinos, muitos deles jovens de língua inglesa inscritos na Jornada Mundial da Juventude, que participaram na missa dominical em Fátima.

“Aqui em Fátima Deus pergunta a cada um de nós o que perguntou a Salomão-  o que desejas: uma mina de diamantes ou um verdadeiro tesouro? Com a ajuda de Maria vamos em busca do tesouro verdadeiro e com a sua ajuda encontraremos e anunciaremos esse tesouro. Há pressa no ar”, afirmou D. Sean O´Malley que proferiu a homilia em português, língua que fala fluentemente desde que liderou a comunidade de Fall River, no estado de Massachussets, onde foi bispo durante largos anos e onde reside uma das maiores comunidades açorianas dos Estados Unidos.

A partir da palavra proclamada, e de olhos postos na Jornada Mundial da Juventude, que no passado “já provocou a transformação de tantos jovens depois do encontro que fizeram com Cristo”, o cardeal apelou a que todos os cristãos consigam ver para “além das aparências”.

“Quem vê com os olhos só vê a aparência; a verdadeira sabedoria é ver com os olhos de Deus, ver com os olhos do coração. Façamos como Salomão, que em vez de pedir poder e riqueza, pediu sabedoria para ver com os olhos de Deus. Só com os olhos de Deus podemos ver o tesouro escondido, para além da ferrugem, para além da aparência”, disse D. Sean O´Malley salientando que hoje existe uma “nova religião que é a ciência” e por causa disso “estamos todos atordoados com o perigo da inteligência artificial”.

“Hoje, aqui em Fátima, estamos peregrinando como discípulos de Jesus, buscando o verdadeiro tesouro. Maria, com a sua solicitude materna ajudar-nos-á a encontrar este tesouro para o levarmos ao mundo, um mundo novo que havemos de construir”.

“Que Maria nos ajude a procurar a sabedoria para vermos o mundo com os olhos de Deus. Maria, que procurou Jesus no Templo há de nos ajudar a procurar o Senhor”, concluiu.

e.jpg

O cardeal de Boston foi acompanhado esta manhã por um grupo de 900 jovens da sua arquidiocese que fazem a peregrinação a Fátima e pediu oração por todos os jovens que participarão a partir desta terça-feira na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.

"É bom estarmos juntos, façamos festa juntos em nome do evangelho para construirmos um mundo melhor. Inspiremo-nos em Maria e façamos da sua sabedoria o nosso exemplo", disse no final o bispo de Leiria-Fátima.

 

Papa em Fátima a 5 de agosto, sábado

O Papa Francisco pediu este domingo que o acompanhem com orações durante a sua viagem a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre de 1 a 6 de agosto.

“Peço-vos que me acompanhem na oração na minha viagem a Portugal. A partir da próxima quarta-feira, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, os jovens de todos os continentes viverão a glória do encontro com Deus e com os irmãos guiados por Nossa Senhora”, afirmou Francisco, durante a recitação do Angelus, na Praça de São Pedro.

Durante a sua viagem, o Papa visitará o santuário de Nossa Senhora de Fátima, no dia 5, onde estará durante duas horas para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

“A ela, estrela luminosa do caminho cristão tão venerado em Portugal, confio os peregrinos da JMJ e todos os jovens do mundo”, afirmou.

No sábado, Francisco pediu aos jovens participantes na JMJ que, antes de partirem para Lisboa, visitem os seus avós ou um idoso que esteja sozinho.

“A vocês, jovens que partem para Lisboa 2023 ou que vão experienciar a JMJ nos seus locais de origem, queria dizer-lhes: antes de partirem de viagem, visitem os vossos avós ou um idoso que esteja sozinho. A vossa oração protegê-los-á e levarão no coração a bênção desse encontro”, escreveu o Papa Francisco na sua conta de Twitter.

O Papa estará em Fátima, pela segunda vez, no dia 5 de agosto para presidir a partir das 9h00 à oração do Rosário, com jovens doentes e reclusos.

O Papa, que vai rezar na Capelinha das Aparições no sábado dia 5, tem vários encontros previstos com estudantes, jovens e moradores de um bairro social, além de autoridades políticas e representantes da sociedade civil em Lisboa.

A chegada do Papa está prevista para as 10h00 do dia 2 de agosto, ao Aeroporto de Figo Maduro, seguindo-se a cerimónia de boas-vindas no Palácio de Belém (10h45) e, pelas 12h15, o encontro com entidades civis e diplomáticas no Centro Cultural de Belém.

De tarde, o Papa encontra-se com o primeiro-ministro de Portugal, na Nunciatura Apostólica (16h45), e preside à oração de vésperas no Mosteiro dos Jerónimos, pelas 17h30, com membros do clero e dos institutos de vida Consagrada.

O programa de 3 de agosto começa pelas 09h00, na sede da UCP, para um encontro com jovens universitários, onde vai ouvir o testemunho de uma refugiada iraniana, seguindo-se uma visita à sede de ‘Scholas Occurentes’, em Cascais, pelas 10h40.

A ‘Scholas Occurrentes’ é uma organização internacional de direito pontifício presente em 190 países dos cinco continentes que, através da sua rede, integra meio milhão de redes educativas.

O primeiro encontro com os peregrinos da JMJ acontece pelas 17h45, no Parque Eduardo VII, com a cerimónia de acolhimento.

A 4 de agosto, o Papa começa por confessar alguns jovens, no Parque do Perdão (Belém), às 09h00, seguindo-se um encontro com representantes de centros de assistência Sociocaritativa no Centro Paroquial de Serafina, em Lisboa.

Francisco almoça com jovens, na Nunciatura Apostólica, e o programa do dia encerra-se com a celebração da Via-Sacra, pelas 18h00, no Parque Eduardo VII, com reflexões escritas por jovens dos cinco continentes.

Os momentos conclusivos da JMJ Lisboa 2023 decorrem a partir das 20h45, no Parque Tejo, com a vigília de oração, no dia 5, depois da passagem por Fátima, que terá transmissão em direto nos écrans do Recinto de oração. Por esse motivo, no sábado à noite não haverá o rosário das 21h30 nem a Procissão das Velas.

Francisco regressa ao Parque Tejo no domingo, pelas 09h00, presidindo à Missa final da JMJ e à recitação do ângelus. Também nesse dia a Missa das 11h00, do programa oficial do Santuário,  poderá sofrer um ligeiro atraso, dado que no Recinto será transmitida a Missa do Envio do Papa, na qual se anunciará o lugar da próxima Jornada.

A cerimónia de despedida de Francisco de Portugal, na Base Aérea de Figo Maduro, está marcada para as 17h30.

No final da celebração, e antes da bênção final em Fátima, este domingo, o Reitor do Santuário deixou o convite a todos os peregrinos para estarem presentes no dia 5 de agosto em Fátima para "juntos acolhermnos e rezarmos com o Papa Francisco".

 

 

 

PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.