05 de março, 2017

Banner_Jornadas Comunicao Social.jpg

I Jornadas de Comunicação Social do Santuário de Fátima

Tempo de formação está inserido no âmbito do Ano Jubilar do Centenário das Aparições
 

O Santuário de Fátima promove as I Jornadas de Comunicação Social abertas a todos os profissionais da comunicação, e todos os comunicadores que se interessam pela temática Mariana de Fátima, no ano em que se faz festa no Santuário, em virtude da celebração do centenário das Aparições e da visita do Papa Francisco.

Com data marcada para 22 de março, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, este momento formativo conta com um primeiro painel, no qual participam o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D.António Marto, e o reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, sobre os eixos teológicos da mensagem de Fátima. No segundo painel, o Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, Marco Daniel Duarte será o orador, com uma conferência sobre as fontes de Fátima. As jornadas, que se realizam durante todo o dia, contam de tarde com as conferências de Octávio Carmo, chefe de redação da Agência Ecclesia e Paulo Agostinho, Editor de Lusofonia e Internacional da Agência Lusa, sobre como comunicar Fátima nos media generalistas. Para encerrar os trabalhos haverá ainda mais duas intervenções com o porta voz do Opus Dei em Portugal, Pedro Gil e a Diretora de comunicação do Santuário de Fátima, Carmo Rodeia, que abordarão aspetos mais específicos da visita do papa Francisco, no contexto da vivência do Centenário das Aparições.

A iniciativa destina-se a todos os profissionais de comunicação e visa enquadrar os jornalistas nos aspectos essenciais do fenómeno e da mensagem de Fátima, aproveitando as comemorações do Ano Jubilar.

Para Carmo Rodeia, Diretora de Comunicação do Santuário de Fátima, “a Igreja Católica sempre procurou estabelecer um diálogo com o mundo e hoje esse diálogo faz-se, sobretudo, através da comunicação, seja nos media tradicionais generalistas seja nas redes sociais. Por isso para dialogarmos temos de conhecer bem o meio, saber que mensagem queremos difundir e adequar os recursos a cada uma das necessidades, em cada momento e em cada contexto».

«Quando o assunto das notícias é a religião é fundamental o empenho, rigor e conhecimento da área em questão uma vez que é um tema complexo, não só pela linguagem mas também pelo próprio conteúdo que mexe com a sensibilidade de cada um”, refere ainda.

“Tal como quando se escreve sobre economia ou política não é necessário ser-se economista ou político, mas devemos conhecer os contextos e as linguagens utilizadas por cada um dos protagonistas desses ambientes, também no que toca à religião não é preciso ser-se crente mas os jornalistas têm de estar familiarizados com a linguagem religiosa para melhor a decifrarem”, sublinha destacando que “só assim se conseguirá produzir uma informação precisa, objetiva e rigorosa”.

 “Fomos desafiados pelo Papa Francisco, na sua mensagem para o 51º dia das Comunicações Sociais, a sermos construtores de boas notícias; comunicar Fátima- o acontecimento e a mensagem- é comunicar uma boa notícia na medida em que estamos na presença de uma mensagem de amor, de misericórdia, com uma enorme atualidade dado o momento histórico em que nos encontramos. O desafio está em como fazê-lo. É com essa achega dos profissionais que também procuramos seguir caminho”, conclui.

As I jornadas de comunicação do Santuário de Fátima são abertas a todos os profissionais de comunicação- jornalistas, assessores, repórteres e comunicadores em geral-, mediante a inscrição prévia, com um custo de 10 euros. As inscrições devem ser feitas on line, aqui.

PROGRAMA

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.