07 de fevereiro, 2020

2020-02-07_Encontro-de-Guias-Interpretes_3.jpg

"Iconografia da Virgem Maria” é o tema do 39.º Encontro de Guias-intérpretes

Proposta formativa anual do Santuário decorre a 2 e 3 de março e destina-se aos que acompanham peregrinos e visitantes à Cova da Iria

 

A 39.ª edição do Encontro de Guias-intérpretes, agendada para 2 e 3 de março, vai aprofundar o tema: "Iconografia da Virgem Maria". O encontro formativo, organizado pelo Departamento para o Acolhimento de Peregrino, realiza-se em Fátima e Viseu.

No primeiro dia, que decorre na Cova da Iria, o diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima vai abordar várias perspetivas do tema em análise: “Das primeiras representações da Virgem Maria aos ciclos iconográficos marianos”; “A linguagem simbólica das representações da Virgem Maria” e “A especificidade da iconografia das mariofanias modernas”. Ao início da tarde, a diretora do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima, Madalena Jesus, falará aos guias-intérpretes sobre o acolhimento no Santuário, na perspetiva do diálogo entre agentes de peregrinação. O dia incluiu uma visita à exposição temporária “ Vestida de Branco”, mostra comemorativa do centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima.

O segundo dia inicia com a viagem para Viseu, onde os participantes terão a oportunidade de participar numa visita guiada à Catedral diocesana e ao Museu Tesouro da Sé, acompanhada pela coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Igreja da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, que também guiará a visita à Capela de Nossa Senhora da Esperança, durante a tarde, antes do regresso a Fátima.

O Encontro de Guias-intérpretes é uma iniciativa que assume particular relevo na concretização da missão do Santuário de Fátima de acolher peregrinos e de contribuir para a preparação de todos os que prestam serviço aos que visitam este lugar da Cova da Iria.

A inscrição para o encontro deve ser feita online até 22 de fevereiro.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.