24 de março, 2020

D0110612.jpg

Igreja portuguesa renova consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria

Oração de consagração será proferida pelo cardeal D. António Marto, depois do Terço de Fátima, no dia 25 de março

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai acolher no dia 25 de março, dia da Solenidade da Anunciação do Senhor, a celebração na qual a Igreja portuguesa irá renovar a consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. A oração de consagração será proferida pelo cardeal D. António Marto no final do Terço das 18h30, que será transmitido em direto aqui, na página on line do Santuário de Fátima, na televisão, na rádio e nas plataformas digitais de inspiração cristã.

 “Todas as Dioceses estarão unidas na oração do Rosário pelas intenções de todo o mundo e em particular de Portugal, nesta situação dramática que estamos a passar devido ao coronavírus Covid-19”, refere um comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa(CEP).

“A seguir à oração, o cardeal António Marto fará a renovação da consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria”, acrescenta a nota.

De salientar que a esta celebração junta-se também a Conferência Episcopal Espanhola, sendo a primeira vez que os dois países serão consagrados em simultâneo, e em cojunto, ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.

A iniciativa portuguesa surgiu de um pedido, feito por um conjunto de leigos que reuniu milhares de assinaturas, dirigido ao Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa que depois consultou todos os bispos portugueses que anuíram ao pedido, confiando ao cardeal D. António Marto a proclamação da oração.

A 20 de outubro de 2019, os bispos católicos consagraram a Igreja Católica ao Sagrado Coração de Jesus, em Fátima, durante a Missa de encerramento do Ano Missionário, no Santuário de Fátima, assinalando também os 175 anos de presença em Portugal do Apostolado da Oração.

“Coração de Jesus, Filho amado do Pai, a Igreja em Portugal Te Louva: damos-Te graças pela tua presença na história que continua a desafiar-nos ao compromisso com o Reino”, disse D. Manuel Clemente, presidente da CEP, juntamente com os 37 bispos portugueses presentes na Cova da Iria.

A primeira consagração de Portugal ao Imaculado Coração de Maria aconteceu no dia 13 de maio de 1931, oito meses depois do reconhecimento oficial das aparições pelo bispo de Leira, no final da primeira peregrinação nacional do Episcopado português a Fátima. Antes, porém, o cardeal-patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira, afirmou: “Os bispos de Portugal, os vossos pastores, reuniram-se hoje aqui para agradecer a Nossa Senhora de Fátima a visita que se dignou fazer à nossa terra. Para que seja completa a cerimónia de acção de graças, vão eles consagrar os seus trabalhos e os destinos de Portugal ao Coração Imaculado de Maria. A consagração é o complemento da consagração nacional ao Sagrado Coração de Jesus, feita há três anos, pelo Episcopado português. Nossa Senhora, descendo em Fátima, fez dela como que a nova Belém portuguesa. Se a Virgem em Belém deu Jesus ao mundo, Jesus que é a Verdade, a Vida, o Perdão e a Paz, descendo em Fátima, como que nos fez uma nova doação do seu filho. Fátima tornou-se o santuário nacional donde Ela repete a todos os povos: fazei tudo o que o meu Filho vos disser. Mãe de Deus, nós não recebemos Jesus senão pelas suas mãos”. Terminada a alocução o cardeal proferiu então a oração de consagração. Mais tarde, em outubro de 1942, ano em que se celebrava o 25º aniversário das aparições, através de uma radiomensagem, o Papa Pio XII consagra o mundo ao Imaculado Coração de Maria.

O Coração de Maria apresentou-se desde o inicio a Lúcia, logo na segunda aparição, como refúgio e caminho que conduz a Deus. De novo, em julho, depois da visão do inferno, ela o reafirma ao propor a consagração ao seu Coração Imaculado como meio de conversão e reparação. A devoção ao Coração de Maria torna-se, nomeadamente com o pedido de consagração da Rússia e de tudo o que esta simbolizaria, expressão da presença de Deus que acompanha o drama da história dos homens, convidando os crentes a uma visão outra da história, projetada sobre uma dimensão escatológica. Em Pontevedra e Tuy, nas visões que fecham o acontecimento de Fátima, o apelo à consagração é renovado, sendo-lhe associada a comunhão reparadora dos primeiros sábados.

A celebração onde será renoavada a consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria terá transmissão em direto a partir das 18h30 do dia 25 de março,  aqui, no Sapo, em MeoKanal 707070 e pode ser igualmente seguida nas várias plataformas digitais e na TV Canção Nova, Rádio renascença e Rádio Sim.

TAGS

ficaemcasa
PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.