07 de julho, 2009

 
A Igreja da Santíssima Trindade, do Santuário de Fátima, recebeu o prémio «Outstanding Structure 2009» (Excelente Estrutura 2009), atribuído pela Associação Internacional para a Engenharia de Pontes e Estruturas (IABSE), que junta 4 mil membros de 100 países e é considerado como o Nobel da Engenharia Civil, por representar o reconhecimento das mais notáveis, inovativas, criativas ou estimulantes estruturas nos últimos anos.
A cerimónia de entrega do galardão ao responsável pelo projecto de estrutura, engenheiro José Mota Freitas (na foto), e à sua equipa, terá lugar a 9 de Setembro, na cerimónia de abertura do 33º Congresso da IABSE, em Banguecoque, Tailândia.
O Santuário de Fátima, na pessoa do reitor, Padre Virgílio Antunes, congratula-se com a atribuição do galardão e felicita em primeiro lugar o Senhor Eng. José Mota Freitas pelo reconhecimento internacional obtido com este seu trabalho, votos que estende a toda a equipa de projectistas da empresa ETEC Lda.
A instituição considera que este prémio reconhece aquilo que, desde o primeiro momento, a obra procura representar: uma melhoria no acolhimento aos peregrinos, em especial para grandes grupos e nos meses mais frios, e uma proposta de redefinição harmoniosa do conjunto de todos os espaços do santuário na Cova da Iria, desde o Centro Pastoral até à Basílica de Nossa Senhora do Rosário, passando pelos parques envolventes.
Em comunicado, a IABSE descreve desta forma a nova igreja de Fátima: “A estrutura principal é circular e, apesar do seu tamanho, acolhe calorosamente os peregrinos ao mesmo tempo que mantém o sentimento de igreja, oferece uma vista panorâmica do seu espaço interior e fornece a monumentalidade desejada.”
Em outro comunicado, a propósito deste prémio, o bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Eng. Fernando Santo, destaca a “complexa solução estrutural da igreja, assente em duas vigas que vencem o amplo vão da nave principal, sem qualquer apoio intermédio”, e faz votos para que continuem a existir “oportunidades para o desenvolvimento da Engenharia e para a distinção de trabalhos de excelência em Portugal”.
No mesmo documento a Ordem evidencia ainda ser a segunda vez que a Engenharia Civil portuguesa é distinguida no panorama internacional: em 2004, o Prémio Outstanding Structure foi atribuído à estrutura do Aeroporto do Funchal, um projecto da responsabilidade do Eng. António Segadães Tavares, “o que denota a elevada qualidade e prestígio que os técnicos nacionais têm atingido internacionalmente com as suas realizações”.
A Igreja da Santíssima Trindade foi inaugurada em 12 Outubro de 2007, pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Legado Pontifício para as comemorações de encerramento dos 90 anos das aparições de Fátima.
Recorde-se ainda que, em Abril de 2008, o Prémio Secil de Engenharia Civil 2007, promovido pela Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento, SA e pela Ordem dos Engenheiros de Portugal, foi de igual modo para a Igreja da Santíssima Trindade, entregue também ao engenheiro José da Mota Freitas. (Sobre o Prémio Secil 2007, textos de arquivo em: https://www.fatima.pt/news/premio-secil-engenharia-2007-atribuido-igreja-santissima-trindade )
 Julho de 2009
PDF

HORÁRIOS

16 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.