13 de maio, 2021

119A1787.jpg

Igreja une-se no mundo inteiro a partir de Fátima para rezar pelo fim da pandemia

Cardeal D. António Marto deixou várias preces pelo fim desta “situação dramática” que afecta o mundo inteiro

 

O Santuário de Fátima acolheu esta tarde uma etapa da `maratona´ de oração promovida pelo Papa, durante o mês de maio, com a recitação do terço pelo fim da pandemia, tendo como especial intenção a oração pelos reclusos detidos nas cadeias de todo o mundo.

“Com esta oração do Rosário, unimo-nos a toda a Igreja Católica no mundo, segundo as intenções do Santo Padre, para invocar de Nossa Senhora o fim desta pandemia que fere toda a humanidade”, indicou o cardeal português D. António Marto.

A celebração decorreu na Capelinha das Aparições e teve transmissão mundial pelos canais oficiais do Vaticano, numa operação conjunta que envolveu o santuário de Fátima , a TV Canção Nova Portugal e a EWTN em Roma. 

“Ao Santuário de Fátima foi pedido que fizesse esta oração no dia 13 de maio, para nós tão significativo, este ano particularmente significativo porque comemoramos dois aniversários”, esclareceu salientando as duas datas importantes assinaladas este dia 13 de maio: a coroação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que se venera na Capelinha das Aparições como rainha do mundo e da paz, em maio de 1946 e o 40º aniversário  do atentado contra João Paulo II a 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro.

D. António Marto apelou à “transformação dos corações e da vida pessoal, familiar, social e dos povos”, para se chegar à paz, pedindo “amparo para os que estão angustiados com a doença de familiares, com o futuro incerto das suas vidas e as consequências da pandemia no trabalho”.

“Nossa Senhora dê conforto aos doentes, protegei os médicos, enfermeiros e voluntários e iluminai a mente dos homens e mulheres da ciência para que encontrem solução para o fim da pandemia”, disse ainda.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, fez a saudação inicial, apelando à oração de todos os que se associaram a este momento especial.

“Em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, a exemplo das primeiras comunidades cristãs, neste momento de grande provação, elevemos ao Senhor, por intercessão da Virgem Maria, a incessante súplica pelo fim da pandemia”, disse.

“O Papa Francisco desafiou a Igreja a unir-se numa maratona de oração, numa cadeia de oração, durante este mês de maio pelo fim da pandemia. O fundamental desta iniciativa é que cada cristão reze o terço, em cada dia deste mês, por essa intenção”, explicou o reitor do Santuário, no lançamento da peregrinação internacional aniversária do 13 de maio.

“Porque a proposta vem do Papa, porque acreditamos na força da oração e porque a oração do terço é parte integrante da Mensagem de Fátima, o Santuário não poderia deixar de se associar a esta iniciativa”, indicou.

 

 

119A1841.jpg

"Sob a vossa proteção, procuramos refúgio, Santa Mãe de Deus.

Nesta situação dramática, cheia de sofrimentos e de angústias que envolvem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, e procuramos refúgio sob a vossa proteção.

Ó Virgem Maria, volvei a nós esses vossos olhos misericordiosos, nesta pandemia de coronavírus, e dai conforto a todos os que estão perdidos e choram os seus entes queridos falecidos, muitas vezes sepultados num modo que fere a alma. Amparai todos os que estão angustiados devido às pessoas doentes, de quem não podem estar próximos, para evitar o contágio. Infundi confiança em quem vive a ansiedade devido ao futuro incerto e às consequências que a pandemia teve na economia e no trabalho.

Mãe de Deus e nossa Mãe, implorai por nós a Deus, Pai de misericórdia, para que esta dura provação termine e volte um horizonte de esperança e de paz. Como em Caná, intervinde junto do vosso Filho Jesus, pedindo que dê conforto às famílias dos doentes e das vítimas e que abra o seu coração à confiança.

Protegei os médicos, os enfermeiros, os profissionais de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na primeira linha e arriscam a vida para salvar outras vidas. Acompanhai as suas canseiras e dai-lhes força, bondade e saúde.

Permanecei junto daqueles que, noite e dia, assistem os doentes, dos sacerdotes e das pessoas consagradas que, com solicitude pastoral e compromisso evangélico, procuram ajudar e apoiar a todos.

Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e das mulheres da ciência, para que encontrem soluções justas para vencer a doença".

 

(Oração pelo fim da pandemia, lida pelo cardeal D. António Marto em Fátima)

 

PDF

HORÁRIOS

28 set 2021

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.