12 de janeiro, 2021

3J3A5474.JPG

Imagem da Virgem Peregrina de Fátima leva esperança em tempos de pandemia

Estão previstas 15 viagens em Portugal, Espanha, Itália, Nicarágua, Argentina, Brasil, Burkina Fasso e Chile

 

Após vários adiamentos e cancelamentos este ano por causa da pandemia por Covid-19, estão previstas cerca de 15 viagens da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, em Portugal, Espanha, Itália, Nicarágua, Argentina, Brasil, Burkina Fasso e Chile.

A novidade será a ida da Imagem da Virgem Peregrina N.º 8, à Diocese de Kaya, Burkina Faso. Esta viagem esteve agendada em 2020, mas devido ao contexto pandémico  foi adiada para janeiro de 2021. 

Atenções igualmente viradas para a América Latina.

Desde janeiro de 2020, a Imagem da Virgem Peregrina N.º 6 está na Nicarágua, para um percurso que passa por nove dioceses do país e cerca de 360 paróquias. Esta viagem vai prolongar-se ao longo de julho 2021, mesmo depois de terminado o Jubileu Mariano no país, decidido pelo Papa Francisco. Esta viagem é uma das mais significativas dado o ambiente de guerra em que o país tem estado sucessivamente mergulhado e por se tratar da primeira vez que uma imagem de Fátima estará neste país da América Central, embora os primeiros esforços nesse sentido datem de 1982. Questões externas à igreja impediram a deslocação na altura.

Na Argentina, desde abril de 2019 está a Imagem da Virgem Peregrina N.º 7. Este périplo tem continuação em 2021 por várias paróquias deste país da América Latina.

A Imagem da Virgem Peregrina N.º 2  estará nas paróquias de Botão, Brasfemes, Souselas e Torre de Vilela, na Diocese de Coimbra, de 1 de maio a 10 de junho. A paróquia de Roliça, na Diocese de Lisboa, vai acolher esta Imagem de 15 de junho a 30 de junho.

A Imagem da Virgem Peregrina N.º 3, vai estar na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Sumaré, em São Paulo, no Brasil, de 1 de maio a 13 de outubro. Entre os meses de abril e agosto, a Imagem da Virgem Peregrina N.º 4, estará em várias dioceses de Itália, num périplo dinamizado pelo Movimento Mariano Messaggio di Fátima in Itália.

As paróquias de Alhandra e S. João dos Montes, diocese de Lisboa, irão acolher a Imagem da Virgem Peregrina N.º5, durante o mês de maio. Esta Imagem, ruma depois às paróquias de Nossa Senhora das Dores, em Fortaleza, no Brasil, de 5 setembro a 15 setembro.

A Imagem da Virgem Peregrina N.º 9, estará nas Paróquias Torrita di Siena e Montefollonico, Provincia de Toscana, nas dioceses de Montepulciano-Chiusi-Pienza, em Itália, de 1 de maio a 15 de maio. Também em Itália, estará a Imagem da Virgem Peregrina N.º 10, a cargo do Apostolado Mundial de Fátima da Região da Lombardia, Milão, desde a Páscoa até ao final de junho.

A Imagem da Virgem Peregrina N.º 11, ruma ao Arciprestado de Guadalupe, em Toledo, Espanha, de 1 de maio a 31 de maio.

A Imagem da Virgem Peregrina N.º 12 vai ter como destino o Chile, mas ainda sem data confirmada.

A Imagem da Virgem Peregrina N.º 13, a cargo dos Servants of the Pierced Hearts of Jesus and Mary, estará em Miami, Estados Unidos da América, durante o mês de junho.

Esta agenda de deslocações das diferentes imagens da Virgem Peregrina de Fátima pode sofrer alterações, face aos acontecimentos da emergência sanitária que o mundo enfrenta. 

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

A génese deste percurso remete-nos para o ano de 1945, pouco depois do final da 2.ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia. A ideia foi retomada em abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina, e, no ano seguinte, no preciso dia da sua coroação, teve início a primeira viagem. Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária, como foi o caso da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, em janeiro de 2019.

Antes desta importante viagem, foi alvo de um processo de estudo técnico e material no Centro de Conservação e Restauro da Escola das Artes da Católica no Porto, a entidade escolhida pelo Museu do Santuário de Fátima para levar a cabo a identificação dos materiais que constituem o suporte e superfície da escultura, bem como a caracterização das técnicas construtivas utilizadas.

O Papa Francisco, diante da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, desafiou os participantes na Jornada Mundial da Juventude a usar o potencial das novas tecnologias para serem ‘influencers’, com a sua fé, a exemplo da Virgem Maria.

O Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, confiou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019 Panamá à Virgem de Fátima, em pleno ano do Centenário das Aparições, aquando da visita da Imagem Peregrina Nº2.

A fim de dar resposta aos imensos pedidos provenientes de todo o mundo, foram, entretanto, feitas várias réplicas da primeira Imagem Peregrina, num total de treze.

De todos os lados chegam relatos extraordinários da presença da Imagem Peregrina, de multidões que acorrem à sua passagem, de participações nunca antes verificadas nas várias celebrações, de um grande número de penitentes que se abeiram do sacramento da reconciliação, da afluência de todo o género de pessoas: crianças, jovens, adultos e idosos, de diferentes contextos sociais e mesmo confissões religiosas diversas; em suma, relatos de significativos frutos pastorais e de abundantes graças alcançadas.

PDF

HORÁRIOS

19 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.