19 de julho, 2023

d0081578b.jpg

Imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições viaja até Lisboa para encerramento da JMJ

O Papa Francisco rezará diante do ícone mariano português mais conhecido em todo o mundo dois dias seguidos: a 5 de agosto na Cova da Iria e a 6 de agosto em Lisboa

 

A imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições estará no altar do Parque Tejo para a celebração final da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, a Missa do Envio, presidida pelo Papa Francisco no dia 6 de agosto, às 9h00 da manhã.

Será a segunda vez que esta Imagem estará junto do Papa Francisco fora da Capelinha das Aparições, desde que o Santo Padre solicitou a sua presença em Roma naquela que foi a décima segunda e última deslocação da Imagem até à data, a 12 e 13 de outubro de 2013, por ocasião da Jornada Mariana organizada em Roma e promovida no âmbito do Ano da Fé. Esta última saída revestiu-se de especial significado, pois foi a primeira vez que o ícone mariano esteve ausente da Capelinha das Aparições numa peregrinação aniversária.

O convite do Comité Organizador Local da Jornada permitirá que o Papa e todos os peregrinos, jovens e menos jovens, possam rezar duas vezes diante da Imagem que se venera na Capelinha das Aparições dois dias seguidos: a 5 de agosto, em Fátima, e a 6 de agosto, em Lisboa.

A deslocação desta Imagem está já a ser preparada de forma a garantir a segurança e a dignidade da centenária escultura que chegou à Cova da Iria em junho de 1920.

A presença da Imagem na celebração final da Jornada Mundial da Juventude é, também, o reconhecimento do valor e da importância deste ícone mariano na religiosidade de Portugal e do Mundo.

Será a décima terceira saída desta veneranda Imagem, esculpida por José Ferreira Thedim.

Os dias de excepção para esta Imagem fora da Capelinha das Aparições, até hoje, levaram-na três vezes a Roma, três vezes a Lisboa, duas ao Santuário do Cristo Rei, em Almada, duas à diocese de Leiria-Fátima, uma a Madrid (Espanha) e outra à arquidiocese de Évora, nomeadamente a Vila Viçosa.

A imagem que se venera na Capelinha regressará ainda a Fátima na tarde do dia 6.

Fátima, estará igualmente presente na JMJ Lisboa, com a exposição imersiva Fatima Experience, que estará patente ao público a partir do dia 1 de agosto, na Sala do Risco, no Páteo da Galé, no âmbito do Festival da Juventude.

 

PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.