18 de setembro, 2019

2019-09-17_Virgem_Peregrina_Chile.jpg

Imagem de Nossa Senhora de Fátima em peregrinação no Chile

Virgem Peregrina foi acolhida por uma multidão de fiéis à chegada de uma peregrinação que, durante oito meses, vai levar a Mensagem de Fátima a várias geografias daquele país sul-americano.

 

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima chegou ao Chile na passada segunda-feira, onde vai estar até 18 de maio de 2020. Esta peregrinação de oito meses tem o objetivo de divulgar a mensagem de Fátima naquele país sul-americano, sob o lema da promessa profética que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos na aparição de 13 de julho: “Por fim o Meu Coração imaculado triunfará”.

“Divulgar junto do maior número de chilenos a Mensagem que a Virgem Maria nos deixou em Fátima, para alcançar a paz, a conversão de pecadores e estabelecer devoção ao Imaculado Coração de Maria é a missão desta peregrinação”, lê-se na página da organização, a Misión Fátima Chile, onde está indicado o percurso que a Imagem irá fazer pelas dioceses, de norte a sul do país, num programa que inclui momentos de oração, recitação do Rosário, adoração ao Santíssimo Sacramento, vigílias noturnas e procissões.

A primeira paragem foi a capital, Santiago do Chile, onde a Virgem Peregrina chegou na manhã da passada segunda-feira, tendo sido acolhida numa Missa celebrada na igreja de São Francisco, localizada no centro da metrópole. Na ocasião, o arcebispo de Santiago do Chile, D. Celestino Aós, destacava a importância desta visita.

“Os cristãos do Chile têm muito presente a importância de Maria na História da Salvação. Não se consegue entender a evangelização da América e a sua religiosidade sem a Virgem Maria, e é bonito encontrar esta multidão de fiéis, movida pelo amor e pelo Espírito-Santo, acolhendo a Bem-aventurada entre todas as mulheres”, disse o prelado, no final da celebração.

A chegada da Virgem Peregrina ao aeroporto da capital, horas antes, está registada na página da organização, num vídeo onde se pode ver uma multidão de fiéis a acolher a Imagem de Nossa Senhora com lenços brancos, vivas, danças tradicionais e o cântico do Avé de Fátima. No terminal de chegada do aeroporto, foi ainda apresentada uma dramatização da Aparição de julho de 1917, que dá o mote à peregrinação (foto acima).

“Que esta peregrinação seja cheia de frutos espirituais de paz, amor mútuo e fraternidade, e que nos ajude sobretudo a centrar a pessoa de Jesus Cristo na vivência da nossa fé”, pedia D. Juan Ignacio González, bispo da diocese de São Bernardo, no momento da consagração do povo chileno ao Imaculado Coração de Maria, à saída do aeroporto.

A imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima que vai percorrer o território chileno é a número 12, adquirida pelo Santuário em 2013, coincidentemente, também para cumprir uma peregrinação num país da América do Sul: o Brasil, entre 12 de maio e 13 de outubro de 2017. Posteriormente, esta mesma Imagem Peregrina foi destinada para outra visita ainda na América Latina, desta vez na Colômbia, entre 1 de maio de 2018 e 15 de março de 2019, estando agora, desde o início da semana no Chile, onde deverá permanecer até 18 de maio de 2020.

Segundo registos do Santuário de Fátima, esta é a segunda peregrinação que a Virgem Peregrina faz ao Chile; a outra aconteceu entre junho de 1954 e dezembro de 1955, quando Imagem Peregrina cumpriu um périplo por vários países sul-americanos.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.