01 de maio, 2016

braga1

 

Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega hoje à Diocese de Leiria

Ao fim de um ano a percorrer as dioceses portuguesas a imagem inicia regresso a “casa

 

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que está a percorrer as dioceses de Portugal desde maio de 2015, entra esta tarde na diocese de Leiria-Fátima chegando ao santuário de Fátima na manhã de dia 13 de maio, altura em que o cardeal patriarca de Lisboa, presidente das celebrações de maio, consagrará as 21 dioceses a Nossa Senhora.

A peregrinação que hoje se inicia, com a receção em Pombal, levará a Imagem Peregrina a todas as vigararias e a uma grande parte das paróquias da diocese, ao Hospital de Santo André e Estabelecimento Prisional de Leiria.

“Normalmente somos nós quem faz uma peregrinação ao seu santuário. Desta vez é Ela que vem até nós”, afirma D. António Marto numa nota pastoral sobre esta visita, apresentando a Imagem como “belo símbolo da Mãe da Ternura e da Misericórdia que vem visitar os filhos nos lugares onde vivem e trabalham”.

Apontando Isabel, mãe de João Batista, e os Pastorinhos de Fátima como “modelo para acolhermos Nossa Senhora”, o Bispo pede “o empenho de todos para que a sua visita seja uma grande bênção para toda a diocese e um momento forte de oração, de evangelização, de revitalização da fé”.

O Bispo diocesano recorda, ainda, os três aspetos que apontou na sua carta pastoral para este biénio e que diz ser necessário desenvolver: “acolher a mãe que ajuda a contemplar a ternura e a misericórdia de Deus; a mãe que reúne os seus filhos em família para que cada um se sinta membro afetivo e efetivo desta família que é a Igreja; aquela mãe que convida os filhos a serem, como ela, Igreja em saída que vai levar a ternura, o calor e a alegria do Evangelho a todas as periferias”.

A visita deverá ser ocasião para a oração pelas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada, pelas crianças e pelos adolescentes, pelos jovens e pelas famílias, mas também para a prática mais consciente das Obras de Misericórdia, “nos que sofrem e nos pobres, nos abandonados e nos desorientados, nos que buscam a fé e nos que aspiram pela liberdade, a paz e a justiça!”

O programa pode ser consultado na íntegra em https://www.leiria-fatima.pt

 

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.