13 de fevereiro, 2020

6 – LISBOA direitos patriarcado lisboa.JPG

Imagem Peregrina Nº3 de Nossa Senhora de Fátima esteve em visita à Vigararia Lisboa III

‘Maria, Rainha das Missões’ foi o lema da visita que se estendeu de 29 de setembro a 3 de novembro de 2019

 

O desafio para os cristãos se deixarem interpelar pelo “olhar” de Nossa Senhora foi deixado pelo Cardeal-Patriarca na celebração que assinalou o final da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Vigararia Lisboa III. No Mosteiro dos Jerónimos, D. Manuel Clemente desejou que o “contágio” que resulta do olhar de Maria seja consequente na missão de cada um.

 ‘Maria, Rainha das Missões’ foi o lema da visita da Imagem Peregrina Nº3 de Nossa Senhora de Fátima à Vigararia Lisboa III. Desde 29 de setembro, até dia 3 de novembro, a Imagem Peregrina Nº3 percorreu as 11 paróquias da vigararia e, segundo o vigário, Pe. Valter Malaquias, também foi “às periferias das paróquias”. “Como foi o mês missionário [outubro] e de encerramento do Ano Missionário, o tema ‘Maria, Rainha das Missões’ também tinha como objetivo olharmos para a dimensão missionária de Nossa Senhora”, referiu o sacerdote, ao Jornal VOZ DA VERDADE, destacando a forte adesão das pessoas em todos os momentos celebrativos. “É sempre surpreendente a atração que Nossa Senhora tem na vida das pessoas. Toda a gente salienta isso. As pessoas acolheram Nossa Senhora e isso sentiu-se em todas as paróquias por onde passou, nas procissões e nas multidões que apareceram”, aponta o padre Valter.

Como fruto para as paróquias que compõem a Vigararia Lisboa III (Ajuda, Alcântara, Belém, Lapa, Prazeres, Santa Isabel, Santo Condestável, Santos-o-Velho, São Francisco de Paula, São Francisco Xavier, São Mamede), o vigário acredita que a organização desta iniciativa realçou a necessidade de todas as paróquias “aprenderem a trabalhar mais em conjunto”.

A ideia de trazer a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima começou na Paróquia de Alcântara. A ‘Equipa da Boa Vontade’ desafiou o pároco, padre Miguel Pereira, a repetir, como há 25 anos atrás, a presença da Imagem Peregrina, de forma a assinalar a efeméride. O desafio estendeu-se depois às restantes paróquias da Vigararia Lisboa III. “A Imagem já não vinha à vigararia há algum tempo. Por isso, achámos que faria sentido, também como sinal de unidade, receber a Imagem em todas as paróquias”, explicou o vigário.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença na celebração nos Jerónimos, com que terminou a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Vigararia Lisboa III.

 

*Com Jornal Voz da Verdade

 (Fátima Luz e Paz, Ano 16, N.º 64, 13 de fevereiro de 2020)

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.