27 de fevereiro, 2022

3J3A2565.JPG

“Imploramos o fim de uma guerra trágica e criminosa” , afirmou D. António Marto pedindo um cessar fogo imediato para que Kiev seja “uma cidade aberta”

Administrador Apostólico da diocese de Leiria-Fátima junta-se ao Papa Francisco e à Comunidade de Santo Egídio na oração por um cessar fogo imediato e renova o convite a fazer do dia 2 de março um dia de oração e jejum pela paz na Ucrânia

 

O cardeal D. António Marto, Administrador Apostólico da diocese de Leiria-Fátima condenou esta manhã a “guerra trágica e criminosa” na Ucrânia e apelou à oração para que cessem as hostilidades entre os governos de Moscovo e Kiev e a capital ucrania possa ser declarada “cidade aberta”.

“Do nosso Santuário manifestamos toda a nossa solidariedade com o povo da Ucrânia que sofre este terrível flagelo, destruidor de um povo. Associamo-nos, desde já com a nossa oração, ao manifesto da Comunidade de Sant’Egidio  com a sua proposta de chegar a um imediato cessar fogo e de proclamar, com urgência, a capital Kiev como `cidade aberta´ para salvar três milhões de pessoas e a riqueza do seu património cultural e cristão”, afirmou o cardeal português na homilia da Missa a que presidiu, este domingo, na Basílica da Santíssima Trindade.

“Queremos também exprimir a nossa proximidade de afeto, apoio e oração às comunidades de cidadãos ucranianos presentes no nosso país.Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que aqui vos manifestastes como Mãe de misericórdia e Rainha da paz, nós vos pedimos: alcançai, por vossa poderosa intercessão, o dom da paz para a Ucrânia e para o mundo inteiro”, afirmou ainda.

O prelado reforçou, por outro lado, o pedido para que o dia 2 de março, próxima quarta-feira de cinzas, seja um tempo especial de oração e jejum pela paz.

“Nesta quarta feira façamos um dia intenso de jejum e oração pela paz na Ucrânia implorando o fim de uma guerra trágica e criminosa, como pede o Papa Francisco e cito-o: Jesus ensinou-nos que à insensatez diabólica da violência se responde com as armas de Deus, com a oração e o jejum. A Rainha da paz preserve o mundo da loucura da guerra”, disse. 

Esta semana a Ucrânia esteve especialmente presente nas celebrações do Santuário. Na quinta-feira, dia em que a Rússia invadiu o país, rezou-se o Terço em ucraniano com a comunidade de monges basilianos que vivem e colaboram no Santuário de Fátima. Desde segunda-feira que o Santuário tem uma corrente de oração na recitação do rosário às 12h00, 18h30 e 21h30, correspondendo exatamente a um pedido do Cardeal D. António Marto feito no passado domingo. Acresce à oração, a expressão material desta solidariedade com o povo ucraniano através do envio de um apoio financeiro para a ajuda humanitária, através da Cáritas portuguesa.

3J3A2564.JPG

Partindo da passagem do Evangelho lida nas celebrações deste domingo, nas igrejas de todo o mundo, D. António Marto alertou para a tentação de uma atenção particular " aos defeitos dos outros”, negligenciando os próprios.

“Quando vemos os defeitos dos outros à lupa, fazemos da cabeça dum alfinete a cabeça dum gigante e facilmente nos consideramos superiores aos outros e caímos na hipocrisia” afirmou lamentando que sejamos “ bons connosco e severos com os outros”. 

“Falta ao nosso olhar e ao coração o amor fraterno, amável, generoso; falta a misericórdia, a compaixão e a ternura. Naturalmente, é de condenar os erros. Mas que a pessoa que erra saiba que, apesar dos seus erros, há alguém que a acolhe e ajuda a recuperar e refazer a sua vida e abre caminhos de esperança” disse ainda sublinhando que, de contrário, “potenciam-se a agressividade, os ódios, as discórdias, a violência”.

Lembrou, a este propósito, os jovens detidos no estabelecimento prisional de Leiria que “tendo sido acolhidos, escutados e atendidos deram a volta à sua vida”.

“Através de uma direção espiritual demos-lhes esperança. É isso que temos de fazer” apelou o prelado dirigindo-se particularmente aos catequistas do 50º Encontro Interdiocesano da catequese das dioceses do centro (Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria-Fátima e Portalegre Castelo-Branco)  que participaram na Missa da Basílica da Santíssima Trindade este 8º Domingo do tempo Comum.

“O que conta verdadeiramente na vida é o coração da pessoa, da cada pessoa, homem ou mulher. De um coração bom nascem bons frutos” disse ainda D. António Marto a propósito da liturgia deste dia.

“Aqueles que têm uma missão não podem ser cegos; devem ter a luz da palavra para comunicar a fé com sabedoria não só de conhecimentos teóricos mas com a sabedoria da proximidade, do testemunho, com exemplo de vida atraente e atrativo que é próprio da alegria do encontro com Jesus”, frisou.

“O Evangelho abre os olhos da mente e aquece o coração para vermos com os olhos de Jesus, para nos comovermos com seus próprios sentimentos e ir ao encontro dos outros com misericórdia e abrir caminhos de vida nova e de esperança” disse, ainda, relembrando os frutos do Espírito Santo, de que são Paulo fala na Carta aos Gálatas: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio. 

“O bom fruto é sinal certo da vida saudável da árvore e os frutos do E. Santo são a manifestação bela da saúde espiritual da vida que nos é comunicada por Deus” ressalvou ainda apelando a uma vida interior e espiritual plena, preserverante  "na escuta da Palavra de Deus, na relação de amizade íntima com Cristo vivo e com a comunidade dos irmãos”.

“O tempo da Quaresma  - que iniciará na próxima quarta feira de cinzas – é um grande dom que nos é oferecido para renovar o nosso coração e iluminar e reordenar o nosso caminho” disse por fim.

A partir de quarta-feira, com o inicio da Quaresma, existirão algumas alterações nos horários do Santuário. Na quarta-feira, dia de jejum e abstinência far-se-á na Capela do Santíssimo Sacramento, a oração de Laudes, às 8h15, oração da Hora intermédia às 10h15 e a oração de Vésperas às 17h30. No dia 4 de março, e durante toda a Quaresma, às 14h00, realiza-se a Via-Sacra na Colunata. Neste período, o Santuário disponibilizará também uma Via-Sacra Virtual a ser transmitida nos meios digitais do Santuário- Youtube e Facebook.

No dia 5 de março, destaque para a celebração da devoção dos Primeiros Sábados, com missa às 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade, seguida de Hora de Reparação na Capelinha das Aparições, às 14h00 e de meditação e adoração eucarística na Basílica da Santíssima Trindade, às 15h00, com transmissão em direto nos meios digitais do Santuário. Nesse dia assinala-se o 112º aniversário de Santa Jacinta Marto.

No dia 6 de março, domingo, às 14h00 realiza-se a Via-Sacra no Recinto de Oração, pelo que não haverá o Rosário das 14h00 na Capelinha das Aparições.

Às 15h30 realiza-se o I Encontro na Basílica deste ano pastoral, com uma palestra por David Palatino, sobre o tema Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!, seguida de um momento musical pelo Quarteto de Cordas Lusitanae Ensemble.

Para mais informações consultar www.fatima.pt

 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.