18 de abril, 2023

itinerariodepois2.jpg

Itinerário de espiritualidade vai dar a conhecer Nossa Senhora

Proposta da Escola do Santuário, que decorre entre 5 e 7 de maio, vai aprofundar conteúdos-chave da mariologia, a partir do episódio bíblico que dá início ao relato da Visitação.

 

Estão abertas as inscrições para o itinerário de espiritualidade “Depois vos direi quem sou”, uma proposta da Escola do Santuário de Fátima que, de 5 a 7 de maio, vai dar a conhecer a identidade e a missão da Mãe de Cristo e Mãe da Igreja, Senhora de Fátima, aprofundado conteúdos-chave da mariologia.

O itinerário tem como ponto de partida o episódio bíblico evocado pelo tema que o Santuário de Fátima definiu para o presente ano pastoral: "Maria levantou-se e partiu apressadamente", o mesmo que define o rumo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

“Quem é esta mulher que se desinstala generosamente para partir, solícita e em júbilo, sem demora, ao encontro de Isabel, sua prima? Quem é esta mulher que acolhe de coração aberto e disponível o plano de salvação que Deus tem para a humanidade? Quem é esta mulher em cujo ‘sim’ se abre o cumprimento das profecias, da promessa, da inauguração de uma nova aliança como oferta salvífica para todos? Quem é esta mulher que, mãe e discípula do seu Filho, Filho de Deus, está com a Igreja desde a primeira hora e com ela permanece ao longo da história, particularmente nas horas mais sombrias, em solicitude maternal para com toda a humanidade, como nos mostra em Fátima?”. Estas são algumas das questões que fazem parte do programa de três dias assumido para um itinerário mariológico que será conduzido por André Pereira, diretor do Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima; pela irmã Sandra Bartolomeu, das Servas de Nossa Senhora de Fátima; e pelo padre Francisco Pereira, capelão do Santuário de Fátima.

“É com o olhar na Mãe de Cristo e Mãe da Igreja, Senhora de Fátima, que percorreremos este itinerário de espiritualidade, (…) na certeza de que o encontro com a mãe de Jesus, aparecida em Fátima, é caminho para o encontro com Cristo, seu Filho e nosso Senhor”, antecipa o sumário do encontro, que tem início na noite de sexta-feira, 5 de maio, às 21h00.

Do programa constam momentos de reflexão, meditação, oração, de diálogo e de lectio divina. Os participantes são também convidados a participar nas celebrações do Santuário de Fátima, nomeadamente na recitação do Rosário e procissão das velas da noite de sábado, 6 de maio, assim como na Missa dominical do dia seguinte, na Basílica da Santíssima Trindade.

O itinerário contará com o máximo de 40 participantes, sendo que a inscrição é obrigatória e sujeita a confirmação.

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.