13 de junho, 2012

-  Itinerário está disponível em sete idiomas -
Os peregrinos são convidados a acolherem a proposta do Santuário e a fazerem a evocação da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, acontecimento de que se faz memória especial durante este ano pastoral.
Intitulada “Itinerário do Peregrino - Percurso Ecocativo da primeira Aparição de Nossa Senhora”, a proposta assume este ano a designação do atual tema pastoral “Quereis oferecer-vos a Deus?”, retomando a pergunta feita pela Virgem aos três Pastorinhos a 13 de maio de 1917. Este Itinerário vem no seguimento do primeiro itinerário, iniciado no anterior ano pastoral, em que os peregrinos puderam percorrer os locais das aparições do Anjo em 1916, nos Valinhos e em Aljustrel, uma atividade que pretendeu lembrar os apelos do mensageiro da paz e exortar a uma atitude conforme a esses apelos.
O Itinerário do Peregrino deste ano volta a apresentar como proposta um percurso físico, desta feita por vários espaços do Santuário de Fátima, na Cova da Iria, mas continua a manter como objetivo primordial o fazer com que, ao caminhar pelos lugares, o peregrino realize um percurso espiritual, em ambiente de oração e de meditação.
Junto do presépio localizado ao lado do edifício da Reitoria, em lugar devidamente identificado, de forma individual ou em grupo, o peregrino é convidado a recolher o desdobrável com o itinerário sugerido, embora possa realizar o percurso sem percorrer fisicamente os espaços.
O pequeno desdobrável-guião inicia com a pergunta feita pela Virgem em Fátima – “Quereis oferecer-vos a Deus” – e na resposta dos Pastorinhos – “Sim, queremos” – para exortar o peregrino a preparar a sua própria resposta e a tomar a atitude consequente.
O percurso começa logo ali, junto do presépio, e evoca a entrega de Jesus, Filho de Deus. Depois, o peregrino é convidado a voltar-se para a Capelinha das Aparições, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora, e a fazer memória da entrega de Maria.
O ponto seguinte do percurso é a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde estão tumulados os Três Pastorinhos. Chegou-se ao lugar apropriado para lembrar e meditar sobre a entrega dos videntes que, com a sua resposta ao amor de Deus, também se assumiram como colaboradores na redenção.
As caminhadas e as paragens do itinerário são marcadas por convites à oração, individual e silenciosa. No final, se assim o pretender, o peregrino pode destacar uma parte do desdobrável, escrever nela os seus propósitos para a vida com Deus e com os irmãos e entregar essa mensagem a um responsável do Santuário, que o depositará na base da peanha da imagem de Nossa Senhora. Isto já no último local do percurso proposto, a Capelinha das Aparições.
Os desdobráveis foram concebidos em sete versões, uma para cada idioma, isto porque também os peregrinos estrangeiros são convidados a fazer o Itinerário do Peregrino.
O desdobrável está ainda disponível para download na página oficial do Centenário das Aparições www.fatima2017.org, no canto inferior direito do ecrã. LeopolDina Simões
PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.