25 de dezembro, 2022

3j3a61051dia.jpg

Jesus Cristo é a verdadeira Vida, “mas foi ignorado, desprezado, maltratado e morto numa cruz, e identificou-se sempre com os mais pobres e desprezados, com os que sofrem e vivem situações de morte”

Reitor do Santuário de Fátima, presidiu esta manhã à missa da Solenidade do Natal do Senhor na Basílica da Santíssima Trindade

 

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, presidiu esta manhã à missa da Solenidade do Natal do Senhor na Basílica da Santíssima Trindade.

A liturgia deste dia não relata o acontecimento do nascimento de Jesus, “mas fala do significado desse acontecimento”.

Jesus “vem até nós como a Palavra definitiva de Deus”, e não uma palavra qualquer, “superficial, vazia e banal, como são tantas vezes as palavras que ouvimos, mas a Palavra capaz de atingir a profundidade da nossa existência e dar sentido às nossas vidas”.

“Deus vem até nós como Luz”, lembrou o sacerdote, pois o Natal é festa de luz, “basta olhar para as ornamentações natalícias, pois Jesus vem para nos libertar das trevas que nos ameaçam e que tantas vezes experimentamos, quando não encontramos o sentido da nossa vida, quando não vemos saída para os nossos problemas, dificuldades e dúvidas”.

O reitor do Santuário de Fátima, afirmou ainda que o “Deus-Menino é-nos apresentado como Vida, vida verdadeira”.  

O Natal celebra “a Vida que nasce no nosso mundo, para que cada ser humano tenha a vida que só Deus pode oferecer, uma vida plena de sentido”.

Assim, “fomos feitos para viver e levamos sempre connosco o desejo de uma existência plena de sentido, sem os limites que conhecemos na vida presente”.

“Para nós Cristãos, celebrar o Natal é acolher Jesus, que vem como Palavra, Luz e Vida, e celebrar cristãmente o Natal é pôr Jesus Cristo, o Menino do presépio, no centro desta quadra festiva e, sobretudo, no centro da nossa vida”, disse ainda, alertando os peregrinos para a dificuldade deste ato.

“Jesus vem, mas nós podemos não querer acolhê-l’O porque é incómodo e exigente, ou podemos simplesmente estar demasiado distraídos e ocupados com mil e uma coisas, que nem sequer nos damos conta da sua presença”, considera.

“Jesus Cristo é a Palavra definitiva de Deus, que o mundo não quer escutar”, reiterou o sacerdote, recordando que celebrar o Natal e acolher o Deus Menino, “é convite a escutá-‘lO, a dar tempo para meditar e rezar esta Palavra; é desafio a levarmos esta Palavra a outros”, pois “deixar que Ele ilumine a nossa vida significa acolher os seus ensinamentos e imitar as suas atitudes, e significa aceitar pô-l’O no centro da nossa vida, para que Ele a guie e ilumine”.

Jesus Cristo é a verdadeira Vida, “mas foi ignorado, desprezado, maltratado e morto numa cruz, e identificou-se sempre com os mais pobres e desprezados, com os que sofrem e vivem situações de morte”.

“Acolher a Vida que Jesus nos traz implica abandonar o egoísmo, que nos centra em nós mesmos e nos torna indiferentes aos outros, implica assumir atitudes de atenção e cuidado pelos outros; implica defender a vida em todos os seus momentos e fases”, disse o Pe. Carlos Cabecinhas, que interpelou ainda os peregrinos a “não perder o essencial”.

Nos últimos dois anos, a época de Advento e Natal foi vivida com bastantes constrangimentos, em consequência da Pandemia por Covid-19. Este ano, os peregrinos são novamente convidados a viver este período festivo de forma especial e plena, no Santuário de Fátima. À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, a osculação do Menino Jesus será substituída por um gesto de veneração. Em todas as Missas das três solenidades (Natal, Santa Maria Mãe de Deus e Epifania) faz-se a recolha de ofertas durante a veneração do Menino Jesus. Este ano o ofertório reverte a favor dos sem abrigo e migrantes apoiados pela Cáritas Diocesana de Beja.

No passado dia 13 de dezembro, num comunicado, a Conferência Episcopal Portuguesa anunciou que em resposta a um pedido urgente do Arcebispo de Kiev para apoio financeiro à Igreja da Ucrânia, particularmente o Seminário Maior da Santíssima Trindade com os seus 105 seminaristas e todas as instituições que dele dependem, bem como à missão dos 370 padres que passam grandes dificuldades no apoio às populações, decidiu lançar uma campanha de angariação de fundos junto das dioceses e outras instituições eclesiais. Em diálogo com D. José Ornelas Carvalho, bispo da diocese de Leiria-Fátima e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, ficou decidido que também o Santuário de Fátima se associa a esta campanha, com uma oferta no valor de 20.000€.

Na sexta-feira, dia 30 de dezembro, a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família, em todas as Missas deste dia, depois da homilia, faz-se a Oração pelas Famílias.

No último dia do ano, os peregrinos são convidados a participar na missa com Te Deum de Ação de Graças, às 22h30, na Basílica da Santíssima Trindade, será presidida por D. José Ornelas de Carvalho, bispo de Leiria-Fátima.

Após a celebração, realiza-se uma procissão para a Capelinha, onde se recitará o Rosário. À meia-noite, após o toque do carrilhão, que assinala o novo ano, haverá um momento de consagração ao Imaculado Coração de Maria e o gesto da Paz. A noite termina com um chá-convívio, na Casa de Nossa Senhora das Dores.

Dia 1 de janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, depois da Missa das 15h00, faz-se a procissão com o Santíssimo Sacramento para o Altar do Recinto. Nesta celebração, os peregrinos serão convidados a rezar de um modo particular pela paz no mundo.

As celebrações podem ser acompanhadas, em direto, nos canais digitais do Santuário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.