01 de agosto, 2023

2023-08-01iniciojmj1.jpg

Jornada Mundial da Juventude já começou

Programa inclui presença do Papa Francisco em Fátima, no sábado, 5 de agosto, onde vem rezar com jovens com deficiência e jovens reclusos.

 

Uma Missa presidida pelo cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, deu início oficial, esta tarde, à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que congrega centenas de milhares de jovens em Portugal até domingo, 6 de agosto. A Celebração Eucarística decorreu na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, e foi participada por milhares de jovens.

Na homilia, o cardeal Patriarca de Lisboa desafiou os jovens a fazerem caminho em direção ao próximo, levando Cristo, numa dinâmica de acolhimento sincero e fraterno.

D. Manuel Clemente apresentou uma reflexão a partir de três pontos do relato da Visitação de Maria, que serve de lema da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, que considerou como “um passo evangélico que inclui” toda a Igreja.

O prelado começou por enfatizar a importância da dinâmica do caminho na vida pessoal, alertando para o perigo de se “substituir a realidade verdadeira, que só se atingue a caminho dos outros, pela aparência virtual do mundo à escolha, diante de um ecrã”.

“A virtualidade mantém-nos sentados, diante de meios que facilmente nos usam, quando julgamos usá-los. Pelo contrário, a realidade consistente põe-nos a caminho ao encontro dos outros e do mundo como ele é, tanto para o admirar como para o fazer melhor”, explicou, exortando os jovens a caminharem com Jesus, levando-O aos outros, com o "mesmo impulso que levava Maria”.

Ao lembrar a pressa que Nossa Senhora levava a caminho da casa de sua prima Isabel, o presidente da celebração sublinhou a “urgência do anúncio, do testemunho e da visitação permanente aos outros”.

“Caros jovens, sabeis muito bem que quando coração está cheio, rapidamente transborda. (…) Maria levava consigo o próprio Jesus, que concebera, (…) daí a pressa de o levar a Isabel, mesmo subindo montanhas. Vós conheceis esta pressa, porque também outros se apressaram a vir ao vosso encontro para vos levar Jesus. (…) Esta pressa é uma urgência serena e sem atropelo, como aqui chegaste e como aqui estareis, levando aos outros o que vos traz a vós.”

Por fim, D. Manuel Clemente salientou a importância do acolhimento fraterno a partir da “verdadeira e alegre” saudação que Maria fez a Isabel, ao chegar a casa de Zacarias.

“Cada encontro que tivermos deve ser inaugurado com uma verdadeira saudação, em que troquemos entre nós palavras de acolhimento sincero e de plena partilha. (…) Aprendamos, com Maria, a saudar a todos e a cada um. Pratiquemo-lo intensamente nos dias desta JMJ. O mundo novo começa na novidade de cada encontro e na verdade da saudação que trocarmos, para que sejamos pessoas entre pessoas, em mútua e constante visitação”, concluiu, desejando aos milhares de jovens reunidos em assembleia uma “feliz e estimulante” jornada.

O Papa chega a Lisboa amanhã, quarta-feira, dia dedicado a contatos institucionais e com o clero e agentes pastorais. No sábado, por vontade expressa do Papa Francisco, desloca-se ao Santuário de Fátima para rezar pela paz com jovens com deficiência e jovens reclusos, na Capelinha das Aparições.

 

FOTOS: © Lusa | Miguel Lopes

PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.