07 de março, 2017

VII Ciclo de Conferencias1.jpg

Jornalista Isabel Stilwell encerra ciclo de conferências de temática mariana no ano de Centenário

Iniciativa tem lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima a 9 de abril
 

O Santuário de Fátima realiza no dia 9 de abril, pelas 16h00, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a última conferência do ciclo de cinco conferências de temática mariana intitulada “«Glória a Ti, Rainha da Paz».  Fátima como mensagem de Paz”.

A conferência intitulada “Maria, Estrela da Evangelização”. A Devoção Mariana como dinamismo evangelizador será proferida por Isabel Stilwell, jornalista e escritora.

A conferencista começou a sua carreira aos 21 anos no Diário de Notícias, fundou e dirigiu a revista Pais e Filhos, foi diretora da revista Notícias Magazine, entre outros projetos. Escreveu também vários livros de ficção e contos para crianças, mas descobriu a sua paixão por romances históricos.

Atualmente mantém uma crónica, à terça-feira, no Jornal de Negócios. Escreve também para a Revista Máxima e para a revista Pais e Filhos. Participa, ainda, numa conversa a dois com Eduardo Sá no programa “Dias do Avesso”, na Antena 1.

No mesmo dia os peregrinos terão ainda a oportunidade de assistir a Fragmentos Musicais V | Maria no nosso tempo, pelo Coro Anonymus sob a direção de Rui Paulo Teixeira.

O Coro Anonymus nasceu no Porto, em janeiro de 2007, centrado na divulgação de música portuguesa contemporânea, é constituído por uma formação de cerca de 16 elementos e apresenta-se desde 2011 sob a direção musical do maestro e compositor Rui Paulo Teixeira. 

O Coro Anonymus apresentará um repertório totalmente dedicado à música portuguesa contemporânea que toma inspiração na figura da Virgem Maria, que continua a ser uma das mais importantes referências da história da humanidade. Deste programa constam cinco obras, duas delas propositadamente compostas para este evento: Ave Maria, de António Lourenço Menezes e Salve Regina, de Sérgio Azevedo.

“No cruzamento do tumulto do nosso tempo, da simplicidade das vozes e da intemporalidade da procura de sentido para as vidas de cada um e de todos” refere a folha de sala, o programa “foi concebido ele próprio como oração, inspirado na recitação do rosário” pelo que “é neste espírito de oração e meditação que se pretende a sua escuta”. 

Rui Paulo Teixeira frequentou o Curso de Canto do Conservatório de Música do Porto bem como alguns cursos de Técnica de Direcção Coral. Ingressou em 2004 no Curso Superior de Composição da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. Desde janeiro de 2005 que assume a direcção artística e musical do Coro Académico da Universidade do Minho, com o qual já apresentou mais de uma centena de concertos. Orientou também oficinas de expressão coral para alguns grupos, tais como crianças de bairro carenciadas ou adolescentes de risco em processo de integração social. 

 As apresentações centram-se no tema pastoral do ano no santuário mariano ‘O meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus’ e completam o ciclo de conferências que marcou o septenário de celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos na Cova da Iria.

A entrada é livre.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.