07 de fevereiro, 2017

Laurinda.jpg

Jornalista Laurinda Alves profere conferência intitulada «Santa Maria, Mãe de Deus». A maternidade divina de Maria

Conferência tem lugar este domingo na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
 

O Santuário de Fátima realiza este domingo, pelas 16h00, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a terceira de um ciclo de cinco conferências de temática mariana intitulada «Santa Maria, Mãe de Deus». A maternidade divina de Maria, e que será proferida pela jornalista Laurinda Alves.

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, Laurinda Alves é Professora-Regente de Comunicação, Liderança e Ética na Nova SBE – School of Business and Economics, em Lisboa, desde 2013.

Jornalista de televisão, rádio e jornais, foi colunista no jornal Público durante 12 anos, depois assinou uma coluna diária no jornal i e atualmente é colunista e entrevistadora no jornal Observador. Conferencista, bloguer, autora e apresentadora de programas de televisão, faz análise sobre a atualidade na rádio e televisão e publicou 6 livros. Criou e dirigiu a revista XIS, durante 8 anos, e ensina técnicas e práticas de comunicação em escolas, universidades e empresas desde 1990.

No dia 12 de fevereiro, os peregrinos que se deslocarem até ao Santuário também vão poder assistir a um Pequeno Concerto Espiritual interpretado por Hugo Sanches, Ana Vieira Leite e Orlanda Velez Isidro, inserido nos Fragmentos Musicais III.

Hugo Sanches nasceu no Porto em 1973. É mestre e licenciado em música pela ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo - do Instituto Politécnico do Porto, licenciado em Guitarra Clássica pela mesma escola e pós-graduado em Psicologia da Música pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Estudou alaúde e práticas históricas de interpretação musical. O professor, do Curso de Música Antiga da ESMAE, atua frequentemente em recitais a solo e colabora ou colaborou com várias formações, tais como Arte Mínima, Ensemble Pavaniglia, Orquestra Barroca da Casa da Música, The English Air, Officina da Música, L’Universo Sommerso, Amar contra o Silêncio, Sete Lágrimas, Orquestra Vigo 430, Ensemble Norte do Sul, Orquestra barroca de Veneza, Os Músicos do Tejo e Ensemble Mi contra Fa. Participou em diversos festivais e atuou em salas de espetáculo de todo o mundo.

Ana Vieira Leite, outra das interpretes, nasceu em Braga em 1995. É licenciada em Canto pela ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Porto.

Iniciou os seus estudos musicais em violino, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga e estudou Canto com Liliana Coelho na mesma escola. Em 2013 concluiu o curso do conservatório com distinção e, no mesmo ano, ingressou na ESMAE onde estudou sob a orientação de António Salgado.

Participou ativamente em cursos e masterclasses com Luis Girón May, Chu Tai-Li, Connie de Jongh, Kelvin Grout entre outros. Foi premiada com o segundo prémio no Concurso Nacional de Canto de Conservatórios Oficiais de Música em 2011, 2012 e 2013.

Enquanto solista, interpretou várias obras de renome, entre elas a 4.ª Sinfonia de Gustav Mahler, Magnificat de Johann Sebastian Bach, Litaniae Lauretanae de Wolfgang Amadeus Mozart, Gloria de Antonio Vivaldi, Messiah de Georg Friederich Haendel e A Mass for Peace de Karl Jenkins.

Finalmente, Orlanda Velez Isidro nasceu em Évora em 1972. Estudou violino e piano antes de se dedicar ao canto, ingressando em 1990 na classe de Maria Repas Gonçalves no Conservatório de Música de Lisboa. Ao mesmo tempo, concluiu o diploma em Musicologia na Universidade Nova de Lisboa. Posteriormente, deslocou-se para a Holanda, onde estudou no Conservatório de Haia.

Como solista, cantou sob a direção de Michel Corboz, Frans Brüggen (Sonho de uma noite de Verão, com a Orquestra do Século XVIII) e William Christie (Ambronay, 1998). Em 2001, Orlanda Velez Isidro interpretou, no Porto, o papel de Miss Jessel na ópera de Britten The Turn of the Screw, sob a direção de Brad Cohen. Em setembro do mesmo ano classificou-se em 3.º lugar no Concurso Internacional de Canto Barroco de Chimay.

As apresentações centram-se no tema pastoral do ano no santuário mariano ‘O meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus’ e completam o ciclo de conferências que marcou o septenário de celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos na Cova da Iria.

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.