25 de julho, 2023

2023-07-25workshops1.jpg

Jovens conhecem o fundamental da mensagem de Fátima em workshop de 25 minutos

Catequeses sobre o acontecimento de Fátima são apresentadas diariamente, na Basílica da Santíssima Trindade, em inglês, francês, espanhol e italiano.

 

Workshops sobre a mensagem de Fátima estão a ser oferecidos, desde ontem, aos jovens que estão em peregrinação à Cova da Iria, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa (JMJ Lisboa 2023). Estas sínteses catequéticas, com uma duração aproximada de 25 minutos, são oferecidas em língua inglesa, espanhola, italiana e francesa e realizam-se diariamente, às 10h15 e 17h45, na Basílica da Santíssima Trindade.

A proposta formativa inicia com uma breve introdução ao acontecimento e à mensagem de Fátima, aos seus protagonistas e a alguns temas-chave, para, logo de seguida, Fátima ser perspetivada na história da Salvação. As aparições angélicas e marianas são, depois, percorridas na sua essência, com recurso a excertos de diálogos das Memórias da Irmã Lúcia. Após uma breve apresentação da importância do Imaculado de Coração de Maria e do Rosário, o tema do sacrifício como dom de si e o exemplo de entrega dos Pastorinhos é sublinhado para, no final, os jovens serem convidados a se deixem tocar pelo modelo de santidade de São Francisco e Santa Jacinta Marto.

“O objetivo deste encontro é dar a conhecer o fundamental da mensagem de Fátima e do significado que ela pode ter para os jovens desta geração”, explicou o padre José Nuno Silva, momentos antes da catequese que dinamizou com um grupo francês, esta manhã.

“Acho que os jovens vão ficar surpreendidos com a atualidade da mensagem de Fátima e com o modo como, um século depois, ela continua a oferecer um sentido para as grandes interrogações existenciais com as quais são confrontados”, projetou o capelão do Santuário de Fátima.

Como guião visual para esta catequese é utilizado o painel evocativo da Jerusalém Celeste que cobre a parede curva do fundo do presbitério da Basílica da Santíssima Trindade.

“Este mosaico e os vários elementos decorativos desta basílica oferecem-nos uma leitura da Mensagem, ancorada em elementos que lhe são importantes, tais como: as representações dos Pastorinhos, de Nossa Senhora e do anjo, no painel; o Cordeiro; a Cruz; ou a imagem do Imaculado Coração de Maria, aqui representada com um rosto claramente jovem”, exemplifica o sacerdote.

No workshop desta manhã participou um grupo de peregrinos jovens provenientes de França, que estão acampados na Aldeia Jovem, que o Santuário criou no parque 12, para acolher os jovens que peregrinam a Fátima durante a JMJ Lisboa 2023.

O horário dos workshops, que acontecem de 24 de julho a 10 de agosto, está disponível na página “Viver Fátima na JMJ”, que congrega toda a informação para os jovens planearem e viverem a peregrinação à Cova da Iria.

PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.