28 de junho, 2017

AF_Fatima_Jovens_Tu-Es-Livre_Banner.jpg

 

Jovens convidados a viverem a espiritualidade de Fátima no ano do Centenário das Aparições

Casa do Jovem reabre no próximo dia 1 de julho

 

O Santuário de Fátima disponibiliza, a partir do primeiro fim de semana de julho até ao primeiro de setembro,  uma oportunidade para os jovens refletirem sobre si próprios à luz da Mensagem e dos protagonistas de Fátima, possibilitando-lhes progredir na descoberta do seu lugar no projeto de Deus.

Sob o título “- Quereis oferecer-vos? - Sim, queremos. Fátima 2017 tu és livre?”, estes `fins de semana jovens´ destinam-se a todos os jovens maiores de 16 anos que queiram conhecer e viver a espiritualidade de Fátima e refletir sobre a dimensão vocacional da sua existência.

“Este ano, a proposta feita a partir da Casa do Jovem sublinha a dimensão vocacional da existência, percebida e vivida como resposta a uma interrogação que interpela a liberdade pessoal de cada um, como aconteceu com os Pastorinhos logo na 1ª Aparição: “- Quereis oferecer-vos a Deus…? - Sim, queremos”, explica o serviço da Pastoral  dos Jovens do Santuário de Fátima, sublinhando o exemplo dos Pastorinhos: “Toda a história de amor e entrega de si mesmos a Deus pelos outros decorre desta decisão” a que cada um  responde “como pessoa sujeito de liberdade que como tal é reconhecida e respeitada pelo Céu”.

A proposta deste programa acontece em todos os fins de semana do Verão com início às 10h30 de sábado e conclusão às 16h30 de domingo.

Os jovens serão orientados por animadores com formação sobre o Acontecimento e a Mensagem de Fátima e contarão sempre com a orientação espiritual de um dos sacerdotes do Serviço de Pastoral dos Jovens do Santuário. Neste momento estão abertas as inscrições para voluntários que queiram integrar estas equipas de animadores para cada fim de semana.

São convidados para este serviço de voluntariado jovens entre os 17 e os 25 anos, provenientes de paróquias, movimentos, Congregações e Seminários. O grupo de Animadores de cada fim-de-semana será plural, constituído por jovens provenientes destes diversos espaços da Igreja, o que proporcionará uma experiência de Igreja como comunhão, unidade na diversidade dos carismas, espiritualidades e pertenças.

“Integrar estes grupos de animadores será, neste ano do Centenário, um momento de tomar contacto ou aprofundar o conhecimento da Mensagem de Fátima e a relevância de coordenadas de espiritualidade, como a Liberdade, que esta pode oferecer para as suas vidas de jovens cristãos deste tempo” refere ainda o Serviço da Pastoral dos Jovens do Santuário de Fátima.

Esta colaboração como Animadores começa às 17h00 de sexta-feira e termina às 17h00 de Domingo. Na tarde e noite de sexta far-se-á a formação e preparação para poderem acolher e conduzir as atividades dos dias de sábado e do Domingo com os jovens que venham a participar no programa que lhes é proposto.

O Santuário garante as refeições dos voluntários que aderirem à proposta de serem Animadores nesta iniciativa; garante também o alojamento àqueles que dele necessitarem.

Para obter informações e fazer a inscrição para este serviço voluntário de Animador, deve contactar-se, até 30 de junho, para [email protected]

As inscrições para participar neste fim de semana dos jovens devem fazer-se aqui ; o alojamento e refeições são da responsabilidade de cada participante, sendo que os que desejarem ficar numa das casas do Santuário deverão contactar o Serviço de Alojamento em [email protected]

A Casa do Jovem é um espaço de acolhimento dos mais novos, sob a colunata norte do Recinto que tem funcionado, nos fins de semana de Verão, como um espaço de acolhimento aos jovens que vêm a Fátima, em busca espiritual.

“Sem deixar de ter como objectivo primeiro este acolhimento, assumimos como objectivo para o Verão do Centenário que a Casa do Jovem seja também um lugar de proposta da espiritualidade que Fátima oferece, com uma linguagem adequada aos jovens de hoje. Será um pólo dinamizador de atividades que possibilitem a estes a experiência das mais significativas dimensões da Mensagem para este tempo”.

 

 

Programa

 

Sábado

10h30                                      Acolhimento

 

10h45                     1               Fátima, textos e contextos                                                         

 

11h45                    2               Um triângulo circular

                                                     Capelinha – Muro de Berlim – Queimador

 

13h00                    almoço

                 

 

14h30                     3               Em caminho com os Pastorinhos

Cruz alta – Rotunda dos Pastorinhos – Via Sacra – Calvário Húngaro – Loca do Anjo – Casas e Poço do Arneiro – Igreja paroquial – Basílica da Santíssima Trindade – Basílica de Nossa Senhora do Rosário – Túmulos (7 Km)

 

18h00                    4               Cristo e tu | O silêncio, a Palavra e o Sacramento

Capela da Sagrada Família – Leccio Divina e Adoração Eucarística       

 

20h00                    jantar

 

21h30                    5               Maria e tu | Rosário e Procissão de Velas

 

Domingo

09h00                                      Oração da Manhã            

 

09h30                    6               Os Pastorinhos e tu | visita à Casa das Candeias

 

 

11h00                    7               O Povo de Deus e tu | Missa – Recinto

 

13h00                    almoço

 

14h30                    8               Tu | Visita à Exposição As cores do Sol

 

15h30                    9               Livre, partir peregrino – encontro conclusivo

 

16h30                                      Despedida

                                   

TAGS

fatima2017
PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.