26 de abril, 2019

3J3A8955.JPG

Jovens voluntários vão melhorar condições de acolhimento aos peregrinos

Primeiro grupo esteve esta manhã a pintar as camas do Acolhimento de S. Bento de Labre, em Fátima

 

O Santuário de Fátima e o Colégio de São Miguel uniram-se para sensibilizar os mais novos para a questão do voluntariado e, neste sentido, irão decorrer algumas ações que contam com o envolvimento de voluntários jovens.

A primeira dessas iniciativas, aconteceu esta manhã, com uma turma de 26 alunos e duas professoras, do 12º do Curso Científico-Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura, que juntamente com colaboradores do Serviço de Manutenção Geral do Santuário, pintaram as camas do Acolhimento de S. Bento de Labre, em Fátima.

Claudia Camelo, coordenadora da Comissão para o Voluntariado do Santuário de Fátima, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, explicou que “estas ações pretendem motivar e sensibilizar os jovens para a prática do voluntariado como uma ação de vontade gratuita que lhes devolve acréscimo de bem-estar e de autoestima”.

A Comissão para o Voluntariado do Santuário de Fátima, pretende para este ano, chegar aos mais jovens, e para isso estão previstas várias iniciativas que envolvem trabalho voluntário, em vista o melhoramento do acolhimento dos peregrinos.

Na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, estarão novamente no Acolhimento de S. Bento de Labre, alunos Curso Científico-Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura, do Colégio de São Miguel, em conjunto com os colaboradores do Serviço de Manutenção Geral do Santuário, irão pintar as camas onde pernoitam os peregrinos que vêm a pé a Fátima, à semelhança do que aconteceu esta manhã.

No próximo dia 2 de maio, de manhã, estará no mesmo local uma turma de 11º ano, do Curso Científico-Tecnológico de Informática, que irá colaborar na preparação dos kits de roupa de cama e banho que são disponibilizados aos peregrinos.

Na noite da vigília da Peregrinação Internacional de Maio, um outro grupo de alunos, estará a colaborar na oferta do chá e das bolachas, que são distribuídos aos peregrinos na madrugada.

Posteriormente à peregrinação, um outro grupo estará a recolher lixo nos parques de acolhimento do Santuário de Fátima.

Haverá ainda colaboração destes jovens voluntários, na Peregrinação das Crianças, agendada para 10 de junho.  

“Estas atividades são benéficas para os alunos, porque ajuda a crescer enquanto pessoas, a respeitar o próximo”, explica a professora Carla Luís, que no dia-a-dia ministra a disciplina de Desenho e Pintura a este grupo de alunos, e por estes dias acompanha-os nestas ações de voluntariado.

Segundo a docente, quando os alunos foram questionados relativamente à participação nesta atividade, “eles foram de facto os primeiros a dizer sim, porque gostam de colaborar, mesmo na escola quando é necessário ajuda em alguma atividade, colaboram de forma ativa e pronta”.

Izilda Moisés, é uma das 26 alunas deste primeiro grupo, e afirma que quando o convite lhe foi dirigido “a atividade pareceu-me muito interessante, tendo em conta que o Santuário faz tanto pelos peregrinos e pelas pessoas que aqui passam, é importante nós ajudarmos de volta”.

“Tecnicamente, este trabalho que nos foi pedido, é a primeira vez que estou a executa-lo, o que torna ainda mais interessante esta manhã aqui”, conta ainda.

“Eu acho que faz todo o sentido ter sido esta a atividade proposta, porque somos de artes, e isto está de facto relacionado com o que fazemos, muitos de nós em estágio também o fazemos e é sempre bom trabalhar desta forma, explorar os materiais”, explica Liliana Alexandre, outra das alunas presentes.

Filipa Frazão, é também estudante desta primeira turma, é natural de Fátima, e poder participar em algo que possa melhorar a vida dos peregrinos é “uma excelente ideia, poder ajudar a proporcionar melhores condições a quem chega após uma viagem cansativa, é de facto muito importante”.

O Santuário de Fátima pretende alargar estas parcerias para o voluntariado jovem aos restantes Colégios da região assim como aos Agrupamentos de Escola de Ourém e Leiria e aos estabelecimentos de Ensino Superior.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.