03 de agosto, 2023

2023-08-05liveblog1.png

Liveblog do Santuário segue deslocação do Papa a Fátima

https://jmj2023.fatima.pt/pt/liveblog

A Sala de Imprensa do Santuário de Fátima disponibiliza a partir das 07h00 de sábado, 05 de agosto, um liveblog onde se pode acompanhar, a par e passo, a presença do Papa Francisco no Recinto de Oração da Cova da Iria.

Nesta sua segunda deslocação a Fátima, simultaneamente a mais longa a Portugal e a mais curta ao Santuário, o Santo Padre parte de helicóptero da Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, em direção ao novo heliporto de Fátima, onde chega cerca das 08h50.

Uma vez chegado ao Recinto de Oração, em papamóvel, o Sumo Pontífice desloca-se à Capelinha das Aparições, recolhendo-se em oração em silêncio.

Duas crianças entregam flores ao Papa, que as depõe aos pés da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, oferecendo um Rosário de Ouro, iniciando-se depois a recitação dos Mistérios Gozosos do Terço.

Os cinco mistérios vão ser rezados em português, castelhano, italiano, inglês/alemão e polaco/francês.

O Santo Padre é acompanhado na recitação do Terço por 97 jovens com deficiência e jovens reclusos que, pela sua situação, não podem participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

A este número acrescem 14 jovens portadores de deficiência que se deslocaram a Lisboa, apoiados pelo programa Vem para o Meio, uma iniciativa do Santuário de Fátima dinamizado pela casa em Fátima da Associação Silenciosos Operários da Cruz (SOC).

No total, 110 jovens e 129 acompanhantes vão estar o Papa no Terço, que será rezado por intenção dos jovens participantes na JMJ, dos jovens doentes e reclusos, pela Paz e pelo Papa.

Além de 20 pedidos individuais de jovens portadores de deficiência, vão estar 10 jovens do Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, de Fátima, 17 jovens do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima e 6 da Casa do Bom Samaritano.

O grupo inclui ainda 18 jovens da Associação Silenciosos Operários da Cruz de Itália (2 dos quais são colombianos) e 19 provenientes dos SOC da Polónia.

Cinco jovens reclusos da Prisão-escola do Estabelecimento Prisional de Leiria e 2 jovens colaboradores do Santuário de Fátima completam o grupo que vai rezar com o Papa.

No final do Terço, D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, dirige uma saudação ao Papa, que faz depois uma alocução aos fiéis presentes no Recinto de Oração.

O Santo Padre regressa de helicóptero a Lisboa, onde chega cerca das 11h50.

PDF

HORÁRIOS

16 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.