01 de julho, 2024

2024-07-01lucia3.jpg

Lúcia de Jesus é a protagonista da 9.ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima

Formação decorre esta semana, entre 3 e 5 de julho, no Centro Pastoral de Paulo VI.

 

Decorre esta semana, de quarta a sexta-feira, mais uma edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima, este ano com o tema “Lúcia de Jesus: de criança anónima a figura maior do catolicismo contemporâneo”.

No Centro Pastoral de Paulo IV é esperada mais de centena e meia de participantes, com diferentes graus de formação e em áreas tão diversas como Arquivística, Conservação e Restauro, Direito, Educação, Marketing, Turismo, entre outras.

Ao longo de três dias, o curso propõe uma análise à vida de Lúcia a partir de diferentes escalas, desde a pequena aldeia em que nasceu até ao reconhecimento internacional.

A par do aprofundamento da biografia e do contexto histórico em que viveu a Vidente de Fátima, merecendo especial atenção as instituições religiosas a que pertenceu, nesta 9.ª edição dos Cursos de Verão será ainda lançado um olhar atento à imensa escrita que produziu. Os participantes terão inclusivamente oportunidade de observar os manuscritos originais das “Memórias da Irmã Lúcia”, em depósito no Arquivo do Santuário de Fátima.

A formação conta com a intervenção de investigadores e especialistas do Santuário de Fátima e de outras instituições, nomeadamente António Araújo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Manuela Mendonça, da Academia Portuguesa da História, Agripina Vieira, do Centro de Formação “Os Templários”, e Maria José Azevedo Santos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Ao final do dia de quinta-feira, os participantes terão oportunidade de visitar a casa de Lúcia de Jesus que reabre esta semana após um período de encerramento para requalificação e definição de um novo projeto museográfico.

Os Cursos de Verão são promovidos anualmente pelo Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, com a coordenação do seu diretor, Marco Daniel Duarte, e destinam-se primordialmente a quem pretende estudar o fenómeno de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

20 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.