02 de agosto, 2023

2023-08-01media1.jpg

Mais de mil profissionais da Comunicação Social acreditados para deslocação do Papa a Fátima

Representam cerca de 100 entidades de 26 países

Mais de mil profissionais da Comunicação Social, representando pelo menos 95 órgãos de Comunicação Social ou equiparados, provenientes de 26 países, estão acreditados para a cobertura noticiosa da deslocação do Papa Francisco a Fátima, no sábado, 5 de agosto.

Angola, Moçambique, Índia, Vietname, Uruguai, República Dominicana, Costa do Marfim, Venezuela, Austrália, Polónia, Brasil, Estados Unidos, África do Sul e República Checa são alguns dos países de origem dos pedidos de acreditação.

Entre os media presentes estão agências noticiosas como a Lusa (Portugal), France Presse (França), Efe (Espanha), European News Agency (Alemanha), Associated Press (Estados Unidos) e Reuters (Reino Unido) ou jornais como o New York Times (EUA), Mail on Sunday (Inglaterra), Correio Braziliense (Brasil) e Clarim (Macau).

A BBC (Reino Unido), a Eurovisão Itália, France Télevisions (França), Televida (República Dominicana), RAI (Itália), Rede Vida de Televisão (Brasil), Televisão Pública de Angola – TPA (Angola), ZDF (Alemanha) são algumas das estações de televisão credenciadas para Fátima, além dos canais portugueses generalistas e por cabo.

A Radio France Internationale (França), a Radio Vaticana (Vaticano) e a Polskie Radio (Polónia), além de vários canais de rádio portugueses, fizeram também a acreditação junto do Santuário de Fátima.

Na mais curta deslocação de um Papa a Fátima, o Sumo Pontífice viaja de helicóptero de Lisboa para o novo heliporto Fátima no sábado de manhã, fazendo o trajeto em papamóvel até à Capelinha das Aparições, onde, diante da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, faz uma oração em silêncio.

Duas crianças entregam-lhe flores, que o Papa vai colocar aos pés da imagem, oferecendo também um Rosário de ouro.

Preside depois à recitação dos mistérios gozosos do Rosário, oração na qual se rezará pelos jovens que participam na JMJ, pelos jovens doentes e com deficiência e pelos jovens reclusos.

A prece pela paz no mundo, pela conversão dos pecadores e pela Cátedra de Pedro farão também parte da oração, como é habitual na Cova da Iria.

Na recitação do Terço será acompanhado por 98 jovens com deficiência e jovens reclusos que, pela sua situação, não podem participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

A este número acrescem 14 jovens portadores de deficiência que se deslocaram a Lisboa, apoiados pelo programa Vem para o Meio, uma iniciativa do Santuário de Fátima dinamizado pela casa em Fátima da Associação Silenciosos Operários da Cruz (SOC).

No final do terço, o bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, dirige uma saudação ao Papa Francisco, que faz depois uma alocução aos fiéis presentes em Fátima.

Após a bênção final, o Sumo Pontífice dirige-se de novo para o novo heliporto de Fátima, regressando de helicóptero a Lisboa, onde, depois de um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito, vai participar na vigília com os jovens, no Campo da Graça (Parque Tejo).

PDF

HORÁRIOS

23 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.