17 de outubro, 2022

img7743 (1).jpg

Maria levantou-se e partiu apressadamente

Tema do ano pastoral encerra triénio sintonizado com o itinerário de preparação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

 

O tema do próximo ano pastoral do Santuário, que se iniciará a 26 de novembro, estará intimamente ligado à dinâmica da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa (JMJ) e assumirá a formulação Maria levantou-se e partiu apressadamente, que é a formulação proposta pelo Papa Francisco, a partir do Evangelho de Lucas, para a própria Jornada, que decorre entre 1 e 6 de agosto de 2023.

A sintonia entre o tema do ano pastoral e a JMJ não é uma novidade pois desde 2020 que o Santuário optou por acolher os temas propostos pelo Papa, “para assim estarmos plenamente sintonizados com o itinerário de preparação das Jornadas”, mas também “refletir sobre as características do tempo presente, que impelem a olhar os anos deste triénio, como configuradoras das opções pastorais do Santuário de Fátima” afirmava em 2020 o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.

"A situação imprevista, emergente da pandemia que assolou o mundo, durante dois anos consecutivos e agora a guerra, que desde fevereiro ocorre no coração da Europa, envolvendo dois países fortemente ligados à mensagem de Fátima, constituem um profundo desafio pastoral que pede para ser globalmente considerado na vida e na ação do Santuário, envolvendo os jovens" sublinha ainda o Reitor.

Neste contexto, "é importante apresentar a mensagem de Fátima como expressão da solicitude de Deus para com a humanidade em sofrimento".

"Na medida em que a mensagem de Fátima convida a intensificar a experiência de encontro com Deus, implica, necessariamente, o testemunho cristão e a disponibilidade de partir para a missão, como expressa o desafio do Papa Francisco ao propor estes temas para o itinerário de preparação da JMJ", afirma ainda o padre Carlos Cabecinhas.

Sabendo da vontade e interesse dos jovens em visitar Fátima durante o período que precede ou se seguirá à jornada de Lisboa, o Santuário está a preparar o seu acolhimento através de uma série de iniciativas pastorais e logísticas de forma a ser o lugar de encontro da juventude  portuguesa e mundial, que participa na JMJ, e que se desafie a peregrinar à Cova da Iria, fazendo a experiência de um encontro com Deus através de Nossa Senhora.

A partir do inicio do próximo ano serão desenvolvidos workshops e diversas propostas de reflexão e oração, em formato de itinerário do peregrino,  com esquemas de oração e vivência espiritual de Fátima, que se destinarão a todos os jovens que pretendem visitar Fátima durante o período que precede e que se seguirá à JMJ em Lisboa. 

Estes diversos itinerários, terão por eixo comum o círio pascal da Capelinha das Aparições e contemplarão: as aparições de Fátima, a espiritualidade dos Pastorinhos e os diversos espaços/ património artístico do Santuário.

Assim, ao longo do dia, em diferentes horas e espaços do Santuário, os grupos poderão participar em workshops com cerca de 25 minutos sob quatro grandes temáticas relacionados com Fátima: Adoração, Imaculado Coração, a oração do rosário e sacrifício. Estes workshops acontecerão em 4 línguas: Inglês, Francês, Português e Espanhol. 

Haverá uma proposta própria para os dias das dioceses (celebrações internacionais às 11h no recinto e 15h na Capelinha) e um momento particularmente importante em maio, com a presença dos símbolos da JMJ que estando na diocese de Leiria-Fátima, serão integrados nas celebrações da Cova da Iria em maio.

Serão, igualmente,  propostos seis caminhos para chegar a Fátima a Pé, para quem queira fazer uma peregrinação a pé a Fátima : Caminho com Santa Jacinta Marto. Peregrinar com o Santa Jacinta Marto a partir da Igreja de Nossa Senhora da Piedade (Ourém); 12Km;  Caminho com o Anjo da Paz. Peregrinar com o Anjo da Paz a partir da Capela de Nossa Senhora da Ortiga (Fátima); 5,5Km; 

Caminho com a Senhora do Rosário. Peregrinar com a Senhora do Rosário a partir da Igreja de Paroquial de São Mamede (S. Mamede); 5Km; Caminho com a Irmã Lúcia de Jesus. Peregrinar com a Irmã Lúcia de Jesus a partir da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção (Minde); 15Km; Caminho com o Imaculado Coração de Maria. Peregrinar com o Imaculado Coração de Maria a partir da Igreja de Santa Quitéria (Chainça); 6,2Km e Caminho com São Francisco Marto. Peregrinar com São Francisco Marto a partir da Capela de Nossa Senhora do Monte (Leiria); 12Km. 

Junto aos parques de acolhimento dos Peregrinos, próximo do Centro Pastoral de Paulo VI, será criada em parceria com outras entidades uma “Aldeia Jovem” para acolher os grupos e que funcionará, sobretudo, no período que antecede a Jornada e prolongar-se-á para lá de 6 de agosto, para os grupos que só visitarem a Cova da Iria depois do encerramento da Jornada em Lisboa.

Até à sua realização prosseguirá o Terço Jovem, rezado na Capelinha no último sábado de cada mês com a participação das 21 dioceses portuguesas e, por isso, orientado pelos jovens dos Comités Organizadores Diocesanos do país.

Acrescerá a todas estas realizações um conjunto de iniciativas multimédia em que os jovens portugueses e estrangeiros assumirão o protagonismo propondo leituras e perspetivas de Fátima.

Todas as noticias relacionadas com Fátima e a JMJ de Lisboa devem ser seguidas em www.fatima.pt

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.