30 de setembro, 2020

2020-09-30_Comunicado_13Outubro_FOTO2.jpg

Santuário apresentou medidas adicionais de contingência para a Peregrinação de 12 e 13 de Outubro

Orientações complementam o Plano de Contingência do Santuário e passam pela limitação, controlo e monitorização dos acessos e deslocações; delimitação dos espaços e reforço da sinalética.

 

O Santuário de Fátima apresentou, esta tarde, um conjunto de medidas adicionais para a Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de outubro, que visam reforçar o Plano de Contingência já existente desde maio e que resultam numa presença estimada de cerca de 6 mil peregrinos para o espaço de cerca de 48 mil metros quadrados do Recinto de Oração.

As medidas, anunciadas em comunicado, passam por: um reforço da sinalética; a delimitação de espaços, com perímetros de segurança e marcações no solo, para uma disposição uniforme da assembleia, no Recinto de Oração; um controlo e monitorização dos acessos através de oito entradas; a limitação das deslocações dentro do Recinto e o controlo, pelas forças de segurança, de aproximação às zonas limítrofes do Santuário.

“Estas medidas adicionais têm como objetivo minimizar o risco de transmissão de infeção da Covid-19 entre os participantes nas celebrações desta peregrinação. A proteção da saúde dos peregrinos e de todos quantos trabalham no Santuário tem sido, de resto, uma preocupação constante do Santuário. Neste sentido, tendo em conta a situação epidemiológica atual, vemo-nos forçados a restringir o acesso dos peregrinos, limitando o número de participantes nas celebrações da peregrinação”, lê-se no comunicado.

As orientações apresentadas complementam o Plano de Contingência do Santuário elaborado com base nas normas de controlo de infeção definidas pela Direção Geral da Saúde, com quem o Santuário tem mantido uma relação estreita, nas orientações da Conferência Episcopal Portuguesa para a celebração do culto público católico no contexto da pandemia e no Plano de Contingência para Infeções Respiratórias por Coronavírus do Santuário de Fátima.

A comunicação sobre as medidas adicionais para as celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de Outubro termina com um pedido de intercessão a Nossa Senhora, “para que em breve os peregrinos, portugueses e estrangeiros, possam regressar a Fátima em segurança e sem constrangimentos” para celebrar a sua fé.

 

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.