28 de junho, 2026
Mensagem de Fátima é "convite permanente" à disponibilidade total para DeusNa missa de domingo, peregrinos foram desafiados a concretizar cada dia a vocação batismal de discípulos missionários, à imagem dos Santos Pastorinhos.
Na homilia da missa deste XIII Domingo do Tempo Comum, o padre Joaquim Ganhão exortou os peregrinos reunidos no Recinto de Oração do Santuário de Fátima à concretização diária da vocação batismal de discípulos missionários, na disponibilidade total para Deus, em todas as circunstâncias, tal como fizeram os Santos Pastorinhos. “’Tomar a cruz’ não é, como muitas vezes se pensa, um convite a suportar com resignação e paciência os sofrimentos da condição humana; é, ao contrário, uma afirmação que indica a firme decisão do discípulo de seguir com fidelidade o seu Senhor até partilhar o próprio destino do crucificado", lembrou o presidente da celebração. Nesta exigência, o padre Joaquim Ganhão lembrou o “convite permanente” presente na mensagem de Fátima, para “concretizarmos em cada dia a nossa vocação batismal, de discípulos missionários, disponíveis para nos oferecermos a Deus em todas as circunstâncias, como fizeram os Santos Pastorinhos”. O capelão do Santuário de Fátima apresentou esta adesão plena e sem reservas a Cristo como um dos aspetos centrais da vida de um cristão, a par da caridade para com o próximo, a busca da verdade e a solidariedade fraterna. Concretizando este último aspeto, lembrou particularmente as vítimas do terramoto de grande intensidade que, no passado dia 24 de junho, abalou a Venezuela, pelas quais convidou a assembleia a unir-se em oração. Também na Oração Universal, a assembleia pediu pelas vítimas daquela tragédia. “Para que as vítimas dos terramotos na Venezuela recebam sem demora o auxílio necessário, sejam firmes na fé e na esperança, e Deus acolha no seu reino todos os que morreram”, pediu-se nesta e em todas as celebrações do Santuário, durante este fim de semana. Inscreveram-se nos serviços do Santuário 13 grupos de peregrinos para a missa dominical das 11h00. Do território nacional, estiveram presentes peregrinos de Beja, Braga, Lisboa, Porto e Setúbal. Do estrangeiro, grupos de peregrinos de Espanha, Itália e Irlanda.
|