17 de março, 2019

3J3A7911.JPG

Mistérios Dolorosos, na Quaresma, foi o ponto de partida para o terceiro fim-de-semana de aprofundamento do Rosário

Itinerário de Espiritualidade promovido pela Escola do Santuário contou com 40 participantes

 

A Escola do Santuário promoveu este fim-de-semana, o terceiro Itinerário de Espiritualidade centrado no Rosário, que desta vez meditou no Mistérios Dolorosos, na Quaresma.

Este foi o terceiro fim-de-semana de aprofundamento do Rosário como itinerário evangélico de vida teologal, que procura sintonizar os diferentes mistérios com cada tempo litúrgico.

André Pereira, do Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima, foi um dos oradores, e em declarações à Sala de Imprensa do Santuário fez um balanço positivo de mais uma etapa desta iniciativa.

“Do ponto de vista da dinâmica do encontro, correu muito bem, e as pessoas sentem que o itinerário é fecundo, e é também isto que nós esperamos”, disse, acrescentado que “quer a nível do que recebem em conteúdos quer também depois no que vão experimentando nos momentos de oração e partilha e trabalho de grupo, a experiencia tem sido muito rica”.

Há algumas caras novas, mas também há participantes que estiveram presentes nas sessões anteriores, e “o que temos experimentado ao longo destes vários encontros, é a intensidade com que são vividos, o grupo é muito coeso e é muito belo trabalhar com eles”.

“Pelo caminho que este grupo já fez, a intensidade e a densidade com que este terceiro encontro está a ser experimentado é maior, é uma terceira etapa, as condições para a profundidade são maiores e a sintonização com o tempo que estamos a viver também ajuda”, concluiu.

A proposta de aprofundamento do Rosário parte do pedido insistente que Nossa Senhora deixou na Cova da Iria aos Pastorinhos para a oração diária do Terço. Ao assumir-se como “escola do Rosário”, o Santuário oferece agora a possibilidade de uma redescoberta desta forma de oração, recuperando a consciência do seu significado, da sua profundidade e atualidade.

Esta é uma proposta da Escola do Santuário que, através de itinerários de aprofundamento da espiritualidade da Mensagem de Fátima, tem assumido, desde o início de 2018, a missão de aprofundar e descobrir a espiritualidade da Mensagem de Fátima, através da sua leitura em relação com experiências significativas da contemporaneidade, e do reconhecimento da sua eclesialidade e relevância pastoral.

A 15 e 16 de dezembro de 2018, foram meditados Mistérios gozosos, no Advento; a 19 e 20 de janeiro de 2019, foram refletidos os Mistérios luminosos, no Tempo Comum.

Para 18 e 19 de maio de 2019, está prevista a meditação dos Mistérios gloriosos, no Tempo Pascal, e de 27 de maio a 2 de junho de 2019 há possibilidade de fazer o percurso completo.

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.